Mourinho, Guardiola e Conte ?já dominam a Premier League

Manchester City manteve o registo 100% vitorioso e igualou o Manchester United e o Chelsea. João Moutinho marcou na vitória do Mónaco frente ao PSG.

Foto
Reuters

À terceira jornada, a Premier League já é dominada pelos seus novos “supermanagers”. Antes de um escaldante derby de Manchester, marcado para a próxima ronda do campeonato inglês, Pep Guardiola somou a terceira vitória na prova e igualou José Mourinho (Manchester United) e António Conte (Chelsea) no topo da classificação. Com Bernardo Silva e João Moutinho (marcou um golo) no “onze”, o Mónaco surpreendeu em casa o PSG: 3-1.

O United, de Mourinho, e o Chelsea, de Conte, já tinham cumprido a sua missão na véspera. Neste domingo, foi a vez de o City, de Guardiola, se juntar a “red devils” e “blues” no topo da Premier League. Tal como os outros dois rivais, os “citizens” mantiveram o registo 100% vitorioso após derrotarem no Ethiad Stadium o West Ham, por 3-1. A figura da partida foi Sterling, autor do primeiro e do último golos da equipa de Guardiola. Fernandinho, pelo City, e Michail Antonio, pelos londrinos, fizeram os outros golos.

Mais complicado foi o fim-de-semana para o Barcelona. Com André Gomes em campo nos últimos 20 minutos, os catalães tiveram que sofrer na difícil deslocação ao San Mamés. A vitória “blaugrana” sobre o Athletic Bilbau foi garantida pela cabeça de Rakitic, que marcou o único golo do jogo, aos 21’. Os campeões espanhóis repartem agora a liderança do campeonato com o Real Madrid e com o Las Palmas, que, depois de ganhar na ronda inaugural em Valência (4-2), voltou a impressionar ao despachar nas Canárias o Granada: 5-1.

Após impor ao PSG, na época passada, uma das duas derrotas que os parisienses sofreram no campeonato, Leonardo Jardim voltou a levar os milionários campeões franceses ao tapete. Os monegascos, que a meio da semana garantiram o apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões, bateram no Estádio Louis II a equipa agora treinada por Unai Emery, por 3-1. Moutinho marcou o primeiro golo do jogo.

Se o Mónaco atravessa um bom momento, a AS Roma voltou a fraquejar. Após caírem frente ao FC Porto no play-off da Champions, os romanos estiveram a ganhar por 2-0 na Sardenha, mas deixaram-se empatar pelo Cagliari (2-2). A Fiorentina, de Paulo Sousa, somou os primeiros pontos na Serie A ao derrotar o Chievo em Florença por 1-0, com um golo de Carlos Sánchez. Em dia de apresentação de João Mário no Giuseppe Meazza, o Inter voltou a desiludir. A equipa de Milão, que tinha sido derrotada na estreia pelo Chievo (2-0), não conseguiu melhor do que um empate (1-1), com o Palermo.

Na Liga dinamarquesa, o FC Copenhaga, que no dia 14 de Setembro jogará no Estádio do Dragão na 1.ª jornada do Grupo G da Liga dos Campeões, teve um teste de fogo em Brondby. O duelo colocava frente a frente os dois líderes da prova e o encontro acabou por ser equilibrado. O FC Copenhaga ainda se colocou na frente do marcador com um golo do sérvio Pavlovic em cima do intervalo, mas, a 22 minutos do final, o Brondby restabeleceu o empate, por Hjulsager, mantendo as duas equipas a par no topo da classificação.

Diferente tem sido o percurso interno do Club Brugge, outro dos rivais do FC Porto, que continua sem encontrar o rumo certo no campeonato belga, no qual ocupa um modesto 9.º lugar ao fim de cinco jornadas. No Estádio Jan Breydel, a equipa de Michel Preud’homme esteve por duas vezes em desvantagem face ao Standard Liège, mas o adversário do FC Porto conseguiu evitar a derrota no último minuto, com um golo do defesa Björn Engels (2-2).

Também na Jupiler Pro League o Gent, que medirá forças com o Sp. Braga na Liga Europa, conseguiu um bom empate na casa do Anderlecht, com dois golos africanos: Moses Simon e Nana Asare. O Shakhtar Donetsk, de Paulo Fonseca, que vai reencontrar os bracarenses, assumiu a liderança isolada na Ucrânia após somar a sexta vitória em seis jornadas: Ferreyra, aos 78’, fez o golo que derrotou o Stal Dneprodzerzhinsk.

O Legia de Varsóvia foi outro dos adversários de equipas portuguesas neste domingo em acção e os campeões polacos conseguiram somar a segunda vitória em sete jornadas. Com um início de temporada conturbado, os polacos, que vão jogar em Alvalade no final de Setembro, venceram no terreno do Ruch Chorzów, por 2-0, com um bis do húngaro Nikolic.

Sugerir correcção
Comentar