China torna obrigatório jogar futebol na escola

A intenção é colocar o país no topo da modalidade daqui a alguns anos.

Foto
A China quer passar a ser um país mais forte no futebol DR

O presidente chinês Xi Jinping continua fortemente determinado em transformar a China numa potência do futebol internacional e a sua mais recente decisão para o conseguir foi a de exigir que todas as crianças do país joguem aquele desporto na escola.

Jinping é grande adepto do futebol e tem ficado desagradado com algumas humilhações da selecção, que falhou a qualificação para o Mundial 2014, e foi derrotada em casa, por exemplo, pelo Mali, num encontro particular.

As desilusões levaram os dirigentes chineses a não perderem mais tempo e a decisão governamental chegou pouco depois: “O futebol irá fazer parte, de forma obrigatória, do curriculum escolar a nível nacional”, declarou Wang Dengfeng, responsável do ministério da educação chinês, acrescentando que a melhoria do nível do futebol praticado no país deve começar nas crianças.

Até ao ano de 2017, cerca de 20 mil escolas serão equipadas com relvados de futebol com o objectivo de formar 100 mil novos jogadores. E no ano de 2016 o futebol vai ser uma disciplina opcional no exame nacional de admissão à universidade, numa tentativa governamental de diminuir as preocupações dos pais dos alunos de verem os seus filhos serem prejudicados por estes se dedicarem à prática deste desporto, o que tem conduzido a que alguns abdiquem de forma precoce da modalidade.

A selecção de futebol feminino chinesa é uma das mais poderosas a nível mundial, mas o mesmo está longe de suceder com a selecção masculina, que até hoje conseguiu apenas por uma ocasião participar num Mundial, sem ter apontado qualquer golo, e cuja melhor posição no ranking da FIFA foi o 37.º lugar. Actualmente é a 97.ª do mundo.

Isto apesar de estarmos a falar de um país com uma base de recrutamento, praticamente inesgotável, assente numa população de 1350 milhões de pessoas.

As tentativas de tornar o futebol chinês mais competitivo já passaram também por ir buscar algumas estrelas mundiais - Didier Drogba ou Fabio Cannavaro foram apenas alguns -, para além de diversos treinadores europeus. Mas a falta de qualidade generalizada e também a sombra dos resultados manipulados por causa do fenómeno das apostas ilegais têm impedido o desenvolvimento o futebol chinês.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários