Chile vence dez peruanos e segue para a final da Copa América

Foto
REUTERS/Ricardo Moraes

O Chile qualificou-se segunda-feira para a final da Copa América em futebol, ficando a um triunfo do primeiro título, ao vencer o Peru, muito cedo reduzido a dez jogadores, por 2-1, em Santiago do Chile.

Após ter jogado contra dez uruguaios desde os 29 minutos, nos quartos de final, os anfitriões jogaram ainda menos tempo contra 11 nas ‘meias’, já que Zambrano foi expulso aos 20, depois de uma entrada que podia ter evitado sobre Aránguiz.

Eduardo Vargas foi a grande figura do encontro, ao ‘bisar’, com tentos aos 42 minutos, em fora de jogo, e aos 64, com um grande remate de fora da área, escassos quatro após Gary Medel marcar na própria baliza e restabelecer a igualdade.

Com Advíncula, do Vitória de Setúbal, sempre em destaque, o Peru nunca desistiu, mas, com muito espaço para jogar, foi o Chile que, na parte final, esteve mais perto de alargar a vantagem. A festa chegou, mesmo sem o terceiro golo.

Em relação aos ‘quartos’, o Chile entrou com Rojas e Miiko Albornoz nos lugares do castigado Jara, que levou dois jogos por expulsar Cavani, e de Mena, enquanto o Peru recuperou Ballón e Lobatón e estreou o ‘leão’ Carrillo no 11, nos lugares de Yotún, Retamoso e Pizzaro.

O encontro começou animado, com Vargas a aparecer com perigo aos três minutos, mas a rematar contra um defesa do Peru, que, aos nove, teve grande ocasião, num cabeceamento ao poste direito de Farfán, após centro de Guerrero.

A formação ‘forasteira’ voltou a ameaçar aos 17 minutos, num remate forte de Lobatón, que, após desvio, foi às malhas laterais, mas, aos 20, as suas contas complicaram-se, com Zambrano, que até já tinha amarelo, a não se encolher após um corte e a acertar em Aránguiz, vendo o vermelho directo.

Contra dez, o Chile assumiu o comando e começou a criar situações de perigo, com Valdivia a falhar o ‘chapéu’, aos 26 minutos, e a atirar a rasar o poste esquerdo, aos 28, e Vargas a voltar a acertar num defesa, aos 34.

O golo chegou aos 42 minutos: Alexis Sánchez atirou ao poste esquerdo e, na recarga, beneficiando de posição irregular, Eduardo Vargas marcou, à segunda, com alguma sorte e depois de superar Carrillo, a defesa esquerdo desde a expulsão.

O Chile ainda tentou o segundo tento antes do intervalo, num tiro de Vidal, e entrou para a segunda parte com a mesma determinação e com Mena e David Pizarro nos lugares de Miiko Albornoz e Marcelo Diaz.

Mas, mesmo com dez, o Peru reagiu e fê-lo nas ‘asas’ do setubalense Advíncula: centrou para Farfán cabecear à figura de Bravo, aos 54 minutos, e para Gary Medel, pressionado por Carrillo, marcar na própria baliza, aos 60.

O empate apenas durou, no entanto, quatro minutos, até aos 64, já que o Chile reagiu de pronto, voltando ao comando do marcador graças a um fortíssimo remate de fora da área de Eduardo Vargas, num dos golos do torneio.

Aos 73 minutos, Ricardo Gareca apostou tudo, lançando Claudio Pizarro e Yotún – saíram o lesionado Carrillo e Lobatón –, e os peruanos ainda tentaram o segundo, nomeadamente num remate de Avíncula e num cabeceamento de Pizarro.

Mas, ao lançarem-se no ataque e desprotegerem a defesa, os peruanos estiveram mais perto de voltar a sofrer, nomeadamente em remates de Alexis Sánchez (79 minutos) e Arturo Vidal (79 e 90+1).

Sugerir correcção
Comentar