Chelsea e City deixam tudo na mesma no topo da classificação em Inglaterra

Empate a uma bola entre os dois candidatos ao título manteve vantagem de cinco pontos para a equipa de José Mourinho. Real Madrid não necessitou de Cristiano Ronaldo para golear a Real Sociedad.

Foto
O Chelsea e o Manchester United empataram a um golo IAN KINGTON/AFP

A pressão estava toda do lado do Manchester City na última oportunidade de medir forças com o Chelsea esta temporada na Premier League. Mas a equipa de Manuel Pellegrini saiu de Stamford Bridge com os mesmos cinco pontos de atraso em relação aos londrinos com que iniciou o encontro. O empate a uma bola repetiu o resultado da primeira volta e mantém o conjunto de José Mourinho folgado na liderança, a 15 jornadas do final da prova. O treinador português, que foi multado na última quarta-feira em 25 mil libras (33,4 mil euros) por críticas à arbitragem, recusou falar desta vez à comunicação social no final da partida.

O motivo para o “ruidoso” silêncio do técnico, antes e após este encontro, será a suspensão por três jogos aplicada pela federação inglesa ao avançado Diego Costa, por ter pisado um adversário no jogo das meias-finais da Taça da Liga, a meio da semana, frente ao Liverpool. E nem as declarações de Pellegrini na antecipação da partida, a aconselhar o jogador a alterar o seu carácter quizilento motivaram, para já, uma resposta de Mourinho.

Com a sombra do ausente Diego Costa a pairar em Stamford Bridge, o técnico do Chelsea apostou em Loic Rémy como referência atacante em detrimento do costa-marfinense Didier Drogba e o decorrer da partida pareceu dar-lhe razão. O francês inaugurou o marcador aos 41’, após um cruzamento de Eden Hazard. O problema foi que a vantagem não durou até ao intervalo, já que David Silva repôs a igualdade, ao desviar para as redes um remate de Aguero.

O empate não chegava ao City, que tinha dominado a primeira metade, mas falhara as várias oportunidades que dispôs para marcar. O segundo tempo manteve esta lógica, mas o conjunto de Manchester perdeu alguma qualidade. No final, o empate terá agradado bem mais a Mourinho, que também não pôde contar para este importante encontro com o lesionado Cesc Fàbregas.

Mas quem beneficiou ainda mais deste resultado, foi o Manchester United que, também ontem, venceu sem dificuldade o “lanterna vermelha” Leicester, por 3-1, assumindo provisoriamente o terceiro lugar da classificação, ainda que a dez pontos do Chelsea. Outro favorecido poderá ser o Southampton que joga apenas hoje (recebe o Swansea) e, em caso de triunfo, poderá reduzir para oito pontos a desvantagem para o líder.

Real goleia sem Ronaldo

Se Diego Costa cumpriu castigo em Inglaterra por comportamento violento com um adversário, o mesmo aconteceu a Cristiano Ronaldo em Espanha (suspenso por dois jogos por agressão). Mas nem assim o Real Madrid deixou de golear na recepção ao Real Sociedad para o campeonato: 4-1.

Um resultado que os bascos não antecipariam quando inauguraram o marcador logo no primeiro minuto do encontro (Aritz Elustondo). A resposta foi rápida e fulminante. O ex-portista James Rodrigues igualou aos 3’, assistido pelo brasileiro Marcelo, e Sérgio Ramos confirmaria a reviravolta no marcador a oito minutos do intervalo. No segundo tempo, o francês Karim Benzema encarregou-se de dar volume ao triunfo, bisando na partida (52’ e 76’).

Sugerir correcção
Comentar