Chefe de missão de Portugal espera levar perto de 100 atletas aos Jogos Europeus

Primeira edição da competição vai decorrer em Baku, entre 12 e 28 de Junho.

Foto
Ivan Milutinovic/Reuters

O chefe de missão de Portugal na primeira edição dos Jogos Europeus, José Garcia, espera levar a Baku perto de 100 atletas, em representação de 13 modalidades, e trazer da capital do Azerbaijão "o maior número de medalhas possível".

A 100 dias do início dos Jogos, marcado para 12 de Junho, José Garcia antevê que a competição deverá ter um nível muito elevado, até porque apura, directa e indirectamente, atletas de 11 modalidades para os Jogos Olímpicos de 2016, que se vão realizar no Rio de Janeiro.

"Temos, neste momento, já apurados 75 atletas, que representam nove modalidades, com perspectiva de chegar às 13. Falta apurar o badminton, o judo, o karaté e o taekwondo. Prevê-se que o número de atletas a representar Portugal nos Jogos será entre os 90 e os 99", explicou.

Apesar de considerar que ainda é cedo para falar na conquista de medalhas, José Garcia admite que "as expectativas são elevadas", pois como os Jogos Europeus são considerados um "evento fundamental" foi feito o pedido expresso às federações desportivas para se fazerem representar pelos melhores praticantes.

"No ano de apuramento olímpico, e sendo algumas das modalidades de apuramento para o Rio de Janeiro, com certeza que iremos lá lutar pelo maior número de medalhas que nos for possível", assinalou o responsável do Comité Olímpico de Portugal (COP), mesmo que ainda não tenha sido indicado o nome qualquer participante.

Só em Abril é que as federações enviarão ao COP a lista final dos atletas designados, mas o chefe de missão de Portugal sabe já que a canoagem estará representada ao mais alto nível, bem como o judo, uma vez que o Campeonato da Europa foi transferido de Glasgow, na Escócia, para Baku.

José Garcia esteve recentemente na capital do Azerbaijão, entre 10 e 14 de Fevereiro, para uma última visita antes da partida da comitiva lusa, e constatou que as instalações "são do melhor que existe", assinalando também que 234 elementos da organização da prova provêm dos Jogos Olímpicos de 2012, que se disputaram em Londres.

O responsável do COP reconheceu que a primeira edição dos Jogos Europeus "surge tardiamente", em contraponto com o que acontece em outros continentes, referindo os Jogos Asiáticos e os Jogos Pan-americanos, o que pode ser explicado pela força dos campeonatos europeus das modalidades mais fortes, como o atletismo e a natação.

Os Jogos Europeus realizam-se entre 12 e 28 de Junho, em Baku, e serão disputados por cerca de 6.000 atletas, que vão lutar por 253 medalhas em 20 modalidades, algumas das quais uma novidade absoluta em eventos de dimensão olímpica, como o basquetebol 3x3, futebol de praia e karaté.

Sugerir correcção
Comentar