Champions vai ter a surpresa Rostov e os portugueses do Dinamo Zagreb

Russos eliminaram o Ajax com uma goleada e croatas apuraram-se de forma dramática em Salzburgo.

Foto
Os festejos dos jogadores do Dinamo Zagreb AFP

Depois de, na terça-feira, seis portugueses se terem qualificado para a fase de grupos da Liga dos Campeões, esta quarta-feira mais dois se apuraram, casos de Eduardo e Paulo Machado, do Dinamo de Zagreb. O principal destaque da segunda metade dos jogos do play-off vai, no entanto, para o apuramento do Rostov, que se irá estrear entre a elite europeia.

Os russos, vice-campeões na época passada, cometeram a proeza de eliminar o Ajax e com “estrondo”. Uma primeira parte da tarefa já tinha sido cumprida na Holanda, com um empate a um golo. Na Rússia, a passagem foi confirmada com uma goleada: golos de Azmoun, aos 34 minutos, Erokhin aos 52’, Noboa aos 60’ e Poloz, aos 66’. Quatro golos muito festejados no estádio Olimp 21 Vek, ou não tivessem sido eles históricos. Já os holandeses, que ainda reduziram num penálti convertido por Klaassen, perdem pelo segundo ano consecutivo no play-off (na temporada passada foi frente ao Rapid de Viena) e vão para a fase de grupos da Liga Europa.

Voltando ao Dinamo, os croatas tiveram um apuramento dramático na Áustria, frente ao Red Bull Salzburgo. Na primeira mão, os austríacos tinham empatado na Croácia, a uma bola. Na segunda pareciam estar bem lançados quando marcaram por Valentino Lazaro, médio com ascendência angolana, aos 22 minutos. No entanto, o Dinamo forçou o prolongamento aos 87', quando marcou pelo chileno Júnior Fernandes. No tempo extra, os croatas garantiram a Champions, com um golo de Soudani, antigo jogador do Vitória de Guimarães, aos 95’.

Em Nicósia, no Chipre, houve drama no final do jogo da segunda mão entre o APOEL e o Copenhaga. Na Dinamarca, a equipa da casa tinha vencido por 1-0, mas, no Chipre, os cipriotas conseguiram empatar a eliminatória, com um golo de Sotiriou, aos 69 minutos. Quando de um lado e outro já se preparava o prolongamento, o paraguaio Federico Santander deu o empate e a passagem à fase de grupos ao Copenhaga, que já não estava entre a elite desde 2013/14. No APOEL, vão para a Liga Europa os portugueses Mário Sérgio, Carlitos Oliveira, Estrela e Nuno Morais.

Depois, houve duas equipas que passearam tranquilamente pelo play-off da Liga dos Campeões: o Borussia Mönchengladbach e o Manchester City. Os alemães, que já tinham ganho ao Young Boys, na Suíça, por 3-1, “esmagaram” em casa por 6-1, numa exibição extraordinária da dupla Raffael/Thorgan Hazard, com cada um deles a fazer um hat-trick. O brasileiro é irmão de Ronny, antigo jogador do Sporting, e o belga é irmão da estrela do Chelsea, Eden Hazard. Para o Borussia é o regresso à Champions depois da experiência na época passada. Para o Young Boys é uma oportunidade falhada para a estreia.

Quanto ao City, tinha goleado o Steaua de Bucareste, na Roménia, por 5-0, pelo que a segunda mão, no Etihad, servia apenas para cumprir calendário. Sabendo-o, Pep Guardiola poupou Fernandinho, David Silva e Kun Aguero e, na segunda parte, promoveu as estreias europeias dos centrais Adarabioyo e Angelino. Os ingleses venceram a jogo, com golo de Delph, aos 56 minutos, mas o grande destaque vai para aquela que terá sido a última partida do guarda-redes Joe Hart, que foi aplaudido de pé pelo público inglês e agradeceu com um semblante emocionado.

Sugerir correcção
Comentar