Champions com dois horários para aumentar audiências

UEFA anunciou novo calendário na prova milionária, que passará a ter dois jogos com início às 19h e seis às 21h.

Foto
Fabrice Coffrini/AFP

O Comité Executivo da UEFA anunciou esta sexta-feira, no final da última reunião de 2016, realizada em Nyon, Suíça, as alterações introduzidas nas duas principais competições de clubes para o ciclo de 2018 a 2021, com o presidente do organismo, Aleksander Ceferin, a anunciar o palco da final da Liga Europa em 2018, atribuída a Lyon, bem como os novos horários da Champions, com jogos às 18h (dois encontros) e às 20h (seis partidas), medida que visa permitir que os adeptos possam assistir a mais jogos em directo.

O Lyon inaugurou no início deste ano o novo estádio, com capacidade para 59 mil pessoas, que acolheu dois jogos da selecção portuguesa no Euro 2016 (empate com a Hungria, 3-3, e vitória sobre o País de Gales, 2-0, nas meias-finais). Em 2017, a final será disputada em Estocolmo, enquanto Kiev acolherá a final da Liga dos Campeões de 2018.

A UEFA garantiu ainda que os campeões nacionais disponham de uma oportunidade de prosseguir na Liga Europa caso sejam eliminados na ronda de qualificação da Liga dos Campeões.

Em matéria de coeficientes, os 20% actualmente atribuídos de acordo com as federações a que os clubes pertencem deixam de ser aplicáveis, como medida pensada para evitar os desequilíbrios e injustiças entre as principais federações e as de menor expressão. O coeficiente a aplicar no futuro será determinado com base nos resultados dos últimos cinco anos e não incluirá quaisquer bónus pelos títulos conquistados. Já em termos financeiros, a distribuição de verbas respeitará os últimos dez anos e incluirá bónus pelos títulos.

A UEFA decidiu ainda que a Champions contribuirá com 50 milhões de euros, mais uma fatia de dez milhões a título solidário, para distribuir pela Liga Europa.

Sobre a fase de candidatura à organização do Campeonato da Europa de 2024, aberta a partir de hoje, a UEFA permitirá que as federações interessadas confirmem o interesse até 3 de Março de 2017. O dia 27 de Abril de 2018 é a data limite para a entrega dos respectivos cadernos de encargos, com a UEFA a anunciar a decisão em Setembro.

No caso de a fase final do Euro2024 vir a ser atribuída a dois países, ambos serão automaticamente qualificados. Situação que não se verificará em qualquer tipo de co-organização que implique mais do que duas federações.

No que diz respeito ao futebol feminino, mais especificamente no que se refere à distribuição de prémios no Europeu 2017, na Holanda, os valores sobem dos 2,2 para os 8 milhões de euros, o que segundo Ceferin demonstra bem o interesse e investimento feito pelo organismo no futebol feminino.

Sobre o alargamento do Mundial de futebol para 48 selecções, o presidente da UEFA garantiu não dispor de nenhuma informação ou estudo sobre a matéria, aguardando que a FIFA forneça dados objectivos, pelo que não assumirá qualquer posição pública a este respeito.

"O que sei é o que tenho visto nos media. Outras confederações poderão votar, mas a UEFA não está confortável para decidir em consciência o que quer que seja sem saber qual o número de selecções europeias que estarão na fase final, por exemplo". 

Sugerir correcção
Comentar