César Peixoto desconhece fundamentos para despedimento por justa causa

Jogador diz que ainda não foi notificado do processo disciplinar de que foi alvo por parte do Gil Vicente.

Foto
César Peixoto está no Gil Vicente desde 2011 Miguel Vidal/Reuters

César Peixoto afirmou neste sábado em comunicado desconhecer os fundamentos que levaram o Gil Vicente a invocar justa causa para o despedir, pelo que continua a considerar-se jogador do clube.

"Fui confrontado com o comunicado do Gil Vicente Futebol, SDUQ, LDA no qual é anunciado o meu despedimento com justa causa. Até hoje, não fui notificado da decisão do processo disciplinar de que fui alvo, desconhecendo por isso os fundamentos subjacentes à tomada da mesma", disse.

Segundo César Peixoto, o clube de Barcelos devia ter-lhe dado conhecimento da "decisão do processo disciplinar, bem como, todos os factos relevantes" para o despedimento.

"Assim, até ser notificado da decisão, de conhecer os seus fundamentos e devida ponderação, o meu contrato de trabalho mantém todos os seus efeitos e obrigações", frisou.

O ex-jogador de Benfica, FC Porto e Sporting de Braga esclarece que nunca faltou ao respeito a ninguém no clube, incluindo aos adeptos.

"Sempre manifestei, mantenho, e manterei o meu respeito pela minha entidade patronal, Gil Vicente Futebol, SDUQ, LDA, pela sua administração, colegas, equipa técnica e fundamentalmente pela massa associativa do clube que, à semelhança do que fiz em toda a minha carreira, representei com o máximo profissionalismo, dedicação e entrega", disse.

César Peixoto avança ainda que sempre acalentou a esperança de terminar a sua carreira ao serviço do Gil Vicente, "ambicionando inclusive ficar ligado futuramente ao seu projecto desportivo", hipótese que vê gorada "com mágoa".

"No entanto, não poderei deixar de questionar qual a motivação da Administração da Gil Vicente Futebol, SDUQ, LDA na forma como comunicou a sua alegada decisão, e a respectiva repercussão e consequências que esta exposição pública terá para a minha carreira", acrescentou.

O futebolista de 34 anos aproveitou ainda para agradecer o apoio de diversos colegas e dirigentes, remetendo posteriores esclarecimentos para uma "conferência de imprensa que terá lugar na sede do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol quando, e se, efectivamente for notificado da alegada decisão de despedimento".

Na sexta-feira, o Gil Vicente anunciou em comunicado o despedimento de César Peixoto, alegando justa causa.

A direcção do clube barcelense alegou que o futebolista "infringiu os seus deveres de trabalhador, violando diversos artigos do Regulamento Interno do Departamento Profissional de Futebol, e do CCT entre a Liga Portuguesa de Futebol Profissional e o Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol".

O clube referiu ainda que, depois de ter sido enviada a nota de culpa ao futebolista, este apresentou a sua defesa, mas não apresentou qualquer testemunha, como era sua obrigação legal, apesar de lhe terem sido dadas duas oportunidades para o fazer.

Os factos remontam há dois meses, quando César Peixoto, que representa o Gil Vicente desde 2011, não se apresentou numa visita de elementos do plantel, entre os quais estaria incluído, a uma unidade escolar, pelo que o clube lhe moveu um processo disciplinar, suspendendo-o de toda a actividade.

Sugerir correcção
Comentar