CDUL sagra-se campeão nacional pela 19.ª vez

Os “universitários” de Lisboa derrotaram o Direito na final por 19-15 e reconquistaram o título

Foto
Nuno Ferreira Santos

Há cerca de mês e meio, na final da Taça de Portugal, o Direito deu a volta ao CDUL na “bola de jogo”, mas desta vez os “universitários” resistiram à investida final dos “advogados” nos últimos minutos, ganharam por 19-15, e reforçam o estatuto de equipa com mais títulos de campeões nacionais de râguebi em Portugal, ao conquistarem a prova pela 19.ª vez.

No Estádio Universitário de Lisboa, num duelo entre duas formações que se conhecem perfeitamente – para além dos dois jogos do campeonato, defrontaram-se esta época na Super Taça e Taça de Portugal –, o encontro foi muito táctico, equilibrado e intenso, mas a defesa intransponível do CDUL fez a diferença.

Apesar de terem marcado três ensaios contra zero do adversário, os “azuis” tiveram que sofrer muito. Aos toques de meta de Gonçalo Foro (7’), Tomás Appleton (23’) e Francisco Appleton (50’), os “advogados” responderam com a fiabilidade habitual de Gonçalo Malheiro, que com três penalidades e dois pontapés de ressalto marcou os 15 pontos do Direito.

Curiosamente, tal como tinha acontecido na final da Taça disputada em Abril, o CDUL chegou a ter 10 pontos de vantagem na segunda parte (19-9), mas se na partida anterior o Direito deu a volta ao resultado, desta vez os “universitários” aguentaram a pressão final do rival, que nos últimos quinze minutos esteve por diversas vezes a centímetros do ensaio que daria a vitória à equipa de Martim Aguiar.

Neste sábado, ficou também a saber-se que o RC Montemor é a equipa despromovida na Divisão de Honra. Na Lousã, no “play-off” de despromoção, os alentejanos defrontaram o CRAV e chegaram ao intervalo a vencer (11-6), mas no segundo tempo a equipa de Arcos de Valdevez deu a volta ao resultado e com o triunfo por 27-23 garantiu a manutenção no principal escalão do râguebi nacional.

Desta forma, o RC Montemor é a equipa despromovida à I Divisão, cedendo o seu lugar o Caldas Rugby, que se vai estrear na Divisão de Honra.
 

Mais notícias sobre râguebi em: http://p3.publico.pt/raguebi

Sugerir correcção
Comentar