Possível chegada de Casillas dominou início do segundo ano de Lopetegui no FC Porto

O ainda guarda-redes do Real Madrid, de 34 anos, recebeu uma oferta dos "dragões" e a imprensa espanhola revelou que faltam acertar apenas “alguns detalhes”, mas o acordo ainda não está fechado.

Foto

O FC Porto iniciou nesta segunda-feira os trabalhos de pré-temporada no centro de estágio do Olival, em Vila Nova de Gaia, com muitas incertezas sobre como será constituído o plantel à disposição de Julen Lopetegui no segundo ano do treinador basco no Dragão. As contratações, para já, contam-se pelos dedos de uma mão, mas nas próximas semanas os “azuis-e-brancos” vão apresentar reforços de peso para todos os sectores e um deles pode ser Iker Casillas, a quem, segundo o empresário do guarda-redes, o FC Porto apresentou uma proposta. Na porta de saída podem estar Alex Sandro, Maicon e Quaresma.

Da parte da manhã a tranquilidade imperou e os 26 jogadores, entre os quais quatro reforços (André André, Imbula, Danilo Pereira e Bueno), treinaram às ordens de Julen Lopetegui no Olival, mas ao início da tarde uma bomba vinda de Espanha agitou o primeiro dia do FC Porto 2015-16: Iker Casillas pode reforçar nos próximos dias o plantel dos “dragões”.

A notícia foi avançada pela TVE, que adiantou que o guarda-redes de 34 anos, que não tem lugar no plantel do Real Madrid, recebeu uma proposta do FC Porto, estando o acordo preso por “alguns detalhes”. Segundo a televisão espanhola, “a operação pode ficar fechada nos próximos dias” e o Real Madrid pagaria “parte do salário” do guarda-redes que ainda tem mais dois anos de contrato com os madridistas. A possível mudança de Casillas para o FC Porto foi confirmada por Carlo Cutropia. Ao site Maisfutebol, o empresário do jogador confidenciou que “o Iker está interessado no FC Porto e o FC Porto está interessado no Iker”. No entanto, a transferência, que está a ser intermediária por Jorge Mendes, ainda não está fechada. A chegada de Casillas resolverá um dos problemas de Lopetegui, que depois de perder a confiança em Fabiano (já rumou à Turquia), procura um novo número “1” para a baliza “azul e branca”.

Na defesa, o mosaico está ainda com buracos. Com Maxi Pereira ainda incerto (o uruguaio tem uma proposta do Galatasaray), falta chegar um substituto para Danilo e no flanco oposto, há o imbróglio Alex Sandro por resolver. O brasileiro continua sem renovar e, com apenas mais um ano de contrato, o defesa esquerdo pode sair se surgir uma boa proposta. Sem lugar garantido no plantel está também Maicon. Um dos desejos de Lopetegui é reforçar o centro da sua defesa e caso o FC Porto contrate um central, o brasileiro, que tem mercado, deverá ser transferido.

Apesar de desfalcado de Casemiro e Óliver, o meio-campo é o sector mais composto. Giannelli Imbula, a mais cara contratação de sempre de um clube português, garante qualidade, tal como Danilo Pereira, um dos mais promissores médios portugueses. André André, de regresso a “casa”, será mais uma boa opção, faltando saber se Sérgio Oliveira, que realizou um Europeu de sub-21 de grande nível, terá uma merecida oportunidade. Ainda com o brasileiro Lucas Lima no radar, os portistas devem emprestar ou transferir Evandro e Quintero.

O maior quebra-cabeças ainda por resolver pela SAD portista está, todavia, no ataque. Órfão de Jackson Martínez, que nos últimos anos foi disfarçando algumas carências “azuis-e-brancas”, o FC Porto terá que procurar um “9” que faça esquecer o colombiano, o que não será tarefa nada fácil. O espanhol Alberto Bueno, que nas duas últimas épocas brilhou no Rayo Vallecano, não é um “9” e rende mais no apoio ao jogador mais avançado, posição que na última época não fez parte do esquema táctico de Lopetegui.

Com Rafa, do Sp. Braga, perto de ser anunciado como reforço – Kléber rumará aos bracarenses -, o ataque portista pode sofrer mais uma baixa significativa. Ricardo Quaresma foi uma das ausências no primeiro treino “azul-e-branco” e um regresso à Turquia é o cenário mais provável para o futuro do extremo.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários