Caruana renova título em Dortmund

O xadrezista deu a volta a um mau início que teve na competição.

Foto
Caruana venceu em Dortmund NTB SCANPIX/AFP

O norte-americano Fabiano Caruana foi o vencedor destacado da 43.ª edição do magistral de Dortmund, Alemanha, renovando o título que alcançara no ano passado quando ainda representava a Itália.

Depois do mau início, com a derrota na segunda ronda perante o seu compatriota Wesley So, Caruana despertou para um percurso perfeito, terminando com cinco vitórias consecutivas, a última das quais perante o seu directo rival, o veterano alemão de origem romena, Liviu- Dieter Nisipeanu, que havia dominado a prova na sua fase inicial.

Apesar de jogar de negras e o empate ser suficiente para alcançar o primeiro lugar, Caruana não procurou a igualdade, entrando nas variantes mais complexas em que acabou por calcular melhor que o seu adversário. Mesmo assim um bom resultado para Nisipeanu, segundo classificado e que apenas sofreu esta derrota, que a par do seu compatriota Georg Meier era o jogador com menor ranking da prova, 93.ª posição da lista mundial.

Globalmente a competitividade foi extremamente elevada com 16 das 28 partidas a terminarem com a vitória de um dos intervenientes, algo muito raro nos torneios magistrais.

Na terceira posição com os mesmos pontos de Nisipenau terminou Wesley So que na última ronda conseguiu superiorizar-se ao russo Vladimir Kramnik, depois do russo tentar vencer um final equilibrado, acabando por exagerar nos seus esforços. Uma situação que o levou a cair para o quarto posto, depois de também ter deixado escapar Nisipenau na penúltima jornada, um resultado decepcionante para o decacampeão de Dortund.

O russo Nepomniachtchi e o número um alemão Naiditsch partilharam o quinto lugar, com 3 pontos, encerrando a classificação Meier e a número um mundial, 62.ª absoluta, a chinesa Hou Yifan, com 2,5 pontos.

Sugerir correcção
Comentar