Carlsen dominou Masters de Bilbau

O norueguês sofreu apenas uma derrota na competição que decorreu no País Basco.

Foto
O norueguês mostrou o seu domínio sobre os adversários DR

Magnus Carlsen foi o grande vencedor da edição de 2016 do Masters, disputado na cidade espanhola de Bilbau, tendo dominado o evento de tal forma que o triunfo estava já garantido a uma jornada do seu término.

O campeão mundial foi o grande animador da prova, em que a taxa de empates foi anormalmente alta, tendo sido interveniente em cinco das sete partidas que terminaram decisivamente, com a derrota sofrida na ronda inaugural a ser claramente compensada pelas quatro vitórias alcançadas ao longo das dez jornadas da prova.

As outras duas vitórias foram obtidas pelo chinês Wei Y, de apenas 17 anos, e pelo norte-americano Weslei So, ambas frente ao holandês Anish Giri. Outro motivo que despertava especial atenção era a presença nesta prova de Sergei Karjakin numa antecipação do grande confronto que travará com Carlsen, em Novembro próximo na cidade de Nova Iorque, na luta pelo trono. E também aqui o norueguês tem motivos para sorrir, tendo vencido o mini-match, alicerça o seu favoritismo para esse encontro.

No entanto Karjakin não se mostrou particularmente preocupado com o sucedido, afirmando manter-se confiante nas suas possibilidades de poder devolver à Rússia o título mundial, isto apesar de ter terminado a prova sem qualquer vitória tendo empatado todos os jogos com a excepção da derrota sofrida com Carlsen na primeira volta.

Uma explicação possível para este desempenho poderá ser a preocupação de não revelar quais as armas que estará a preparar para essa luta, pois Karjakin, habitualmente um profundo conhecedor da teoria de aberturas, não conseguiu em nenhum dos encontros em que conduziu as brancas apoderar-se da iniciativa.

O norueguês teve ainda um motivo adicional de satisfação com a primeira vitória de sempre sobre Giri, o único jogador do circuito com quem tinha um resultado negativo.

Também satisfeito deve estar o norte-americano Hikaru Nakamura, segundo classificado, com apenas uma vitória, mas esta especialmente saborosa, pois quebrou o enguiço frente a Carlsen que já o tinha derrotado por 12 vezes.

A terceira posição foi partilhada por So e Yi, Karjakin foi quinto e Giri encerrou a tabela naquela que foi, até à data, o seu pior desempenho.

Sugerir correcção
Comentar