Carlos Carvalhal falha acesso à Premier League

Sheffield Wednesday perde por 1-0 com o Hull City em Wembley na final do play-off de promoção.

Foto
Diamé marcou o único golo do jogo GLYN KIRK/AFP

Afinal, para já, só haverá um treinador português na Premier League da próxima temporada. José Mourinho não terá a companhia do seu antigo colega de curso, Carlos Carvalhal. O Sheffield Wednesday, equipa orientada pelo técnico bracarense, falhou o regresso ao escalão principal do futebol inglês, ao perder neste sábado em Wembley por 1-0 frente ao Hull City, na final do play-off de promoção. Para os “tigres”, é o regresso à Premier League após apenas um ano de ausência. Para o Wednesday, será mais uma época de exílio, depois de ter estado pela última vez na primeira divisão em 2000.

O Hull junta-se, assim, ao Burnley e ao Middlesbrough no lote das três equipas que vão jogar a Premier League na próxima época e que vão beneficiar dos novos e muito lucrativos contratos dos direitos televisivos — cada uma das equipas irá receber, no mínimo, 262 milhões durante o próximo triénio. Em sentido contrário vão o Newcastle, o Norwich e o Aston Villa.

O mítico estádio de Wembley era o palco para o último jogo da época em Inglaterra e o Wednesday, apesar de ter um historial mais rico (três títulos de campeão inglês), não era o favorito perante um adversário que tinha ficado nove pontos à frente no campeonato e que está recheado de jogadores com experiência de Premier League. A equipa de Carvalhal defendeu-se bem durante grande parte do jogo, mas foi pouco perigoso no ataque e bem pode agradecer ao seu guarda-redes, o irlandês Keiren Westwood, ter-se mantido na luta pela promoção até ao fim.

Depois de uma primeira parte aguerrida, mas sem grandes oportunidades de golo, o Hull assumiu a responsabilidade no segundo tempo, justificando em pleno a vantagem que alcançou aos 72’. Uma falha defensiva do Wednesday deixou os homens de Steve Bruce circular a bola à entrada da área, culminando a jogada num tremendo pontapé de fora da área do senegalês Mohamed Diamé. Carvalhal ainda lançou o avançado internacional português Lucas João no jogo — Marco Matias não saiu do banco —, mas a equipa de Sheffield não conseguiu anular a desvantagem.

Para Steve Bruce, antigo defesa do Manchester United, esta é a quarta promoção da carreira como treinador, e a segunda ao serviço do Hull City, clube que representa desde 2012. Já Carvalhal falhou por pouco a promoção neste seu ano de estreia no futebol inglês, ele que, antes da final, renovou contratou até 2019.

“Os nossos adeptos foram incríveis e queríamos que eles ficassem orgulhosos. Na próxima época tentamos outra vez. O futebol é bom quando sonhamos. Vivemos para estes momentos. Perdemos a final, mas estou orgulhoso da equipa”, declarou o técnico português.

Sugerir correcção
Comentar