João Lagos procura substituto para Wawrinka

Suíço não estará em Oeiras a defender título conquistado na época passada.

Foto
Wawrinka ganhou o torneio de Monte Carlo Eric Gaillard/Reuters

Em vésperas de se iniciar a histórica 25.ª edição do Portugal Open, João Lagos recebeu a notícia que nenhum director de torneio gosta de receber: Stanislas Wawrinka não vai competir. O tenista suíço, terceiro na tabela ATP e primeiro no ranking de 2014, não vai defender o título, devido ao desgaste físico a que tem sido sujeito nestes primeiros meses do ano.

“Não foi, de facto, um telefonema que gostasse de receber, mas acabou por não ser uma surpresa total. Enquanto assistia à final de Monte Carlo, na qual o Stanislas Wawrinka voltou a provar que é, actualmente, o melhor jogador do mundo, o meu subconsciente e experiência alertavam-me para a possibilidade de algo semelhante acontecer”, afirmou Lagos, que não deixou de elogiar a “honestidade e transparência” do suíço.

“Sendo totalmente franco, partilhou comigo todos os seus receios e explicou-me a situação. Perante o cenário com que me vi confrontado, acabei por não ter argumentos que convencessem a vir defender o título”, confessou o director do Portugal Open.

O triunfo no Torneio de Monte Carlo, em cuja final derrotou o compatriota Roger Federer, obrigou Wawrinka a reprogramar as próximas semanas, tendo em conta que a partir de 5 de Maio, irá disputar dois Masters 1000 consecutivos, em Madrid e Roma.

Sensível aos “danos” causados, Wawrinka disponibilizou-se a passar pelo Jamor na próxima quinta-feira.

“O meu título em Oeiras foi um momento muito importante na minha carreira e não me esqueço dos bons momentos que vivi em Portugal. Infelizmente, não poderei jogar este ano. Com as vitórias no Open da Austrália e, mais recentemente, em Monte Carlo, encontro-me a viver uma nova realidade, que tem exigido muita atenção e disponibilidade da minha parte. Depois de falar com a minha equipa, acabámos por decidir que o melhor para mim seria não jogar este ano”, justificou Wawrinka. 

Enquanto tenta colmatar a desistência do número três do ranking com a “contratação” de um top 10 – David Ferrer é uma possibilidade –, Lagos anunciou a entrega de dois wild-cards. Frederico Gil, finalista do Portugal Open em 2010 e actual 936.º no ranking mundial depois de ter estado cerca de dez meses afastado dos courts, é o primeiro convidado para a fase de qualificação, que decorrerá no fim-de-semana e apurará quatro tenistas para o quadro principal. Além da final há quatro anos, o tenista de 29 anos foi igualmente quarto-finalista em 2006 e 2008.

Os restantes convites para o qualifying serão conhecidos hoje antes dos sign-in – o feminino entre as 13 e a 16 horas e o masculino entre as 17 e as 19 horas.

O outro convite, para o quadro principal feminino, contemplou a canadiana Eugenie Bouchard, uma das jogadoras em ascensão no circuito feminino. Em Janeiro, no Open da Austrália, a tenista de 18 anos tornou-se na apenas segunda canadiana a alcançar as meias-finais de um torneio do Grand Slam e vem compensar as desistências de Anastasia Pavlyuchenkova (campeã em título), Alizé Cornet, Sorana Cirstea e Maria Kirilenko.

Sugerir correcção
Comentar