Campeão Chelsea goleou, mas foi eliminado

O Chelsea tornou-se no primeiro campeão europeu a ser eliminado na fase de grupos da Liga dos Campeões.

Foto
Fernando Torres marcou dois golos na goleada do Chelsea Dylan Martinez/Reuters

O Chelsea bateu o seu recorde de golos num jogo da Liga dos Campeões, mas nem assim deixou de fazer história pela negativa. Venceu 6-1 em casa o Nordsjaelland, mas a Juventus não perdeu em Donetsk e, por isso, a equipa londrina tornou-se no primeiro campeão europeu a ser eliminado na fase de grupos — o Marselha, castigado, não participou em 1993-94.

Além da Juventus, que até roubou o primeiro lugar do Grupo E ao Shakhtar (0-1), também o Galatasaray (Grupo H) e o Celtic (G) garantiram a qualificação para os oitavos-de-final nesta 6.ª e última jornada.

David Luiz, de grande penalidade, inaugurou o marcador em Stamford Bridge, e o Chelsea marcou mais cinco vezes — Cahill, Mata, Oscar e um bis de Torres —, mas a continuidade do campeão europeu também estava dependente de uma derrota da Juventus na Ucrânia.

O campeão italiano precisava apenas de um empate para seguir em frente, mas um autogolo de Kucher deu o triunfo à Juve, que participará no sorteio de 20 de Dezembro integrada no lote dos vencedores de grupos. O Chelsea prosseguirá a sua carreira europeia na Liga Europa.

O Cluj, treinado pelo português Paulo Sérgio, conseguiu um dos grandes resultados da sua história, mas a vitória em Old Trafford, sobre o Manchester United, por 0-1 (Grupo H), não teve efeitos práticos, uma vez que o Galatasaray também ganhou em Braga. O golo do clube romeno foi obtido através de um grande remate de Luís Alberto, brasileiro que está emprestado pelo Sp. Braga ao Cluj.

No Grupo F, só faltava decidir a ordem dos dois primeiros, que não se alterou, pois o Bayern Munique não falhou na recepção ao BATE, vencendo por 4-1. Gomez, Thomas Müller, Shaquiri e Alaba apontaram os golos bávaros. Filipenko reduziu a um minuto dos 90’. O Valência ganhou em Lille, com um golo de penálti de Jonas, e terminou com os mesmos pontos que o Bayern (13), mas com desvantagem no confronto directo.

RESULTADOS E CLASSIFICAÇÕES 
(6ª Jornada)

GRUPO E
Shakhtar Donetsk-Juventus, 0-1
Chelsea-Nordsjaelland, 6-1

1.º Juventus, 12 pontos
2.º Shakhtar Donetsk, 10

3.º Chelsea, 10
4.º Nordsjaelland, 1

GRUPO F
Lille-Valência, 0-1
Bayern Munique-BATE Borisov, 4-1

1.º Bayern Munique, 13 pontos
2.º Valência, 13

3.º BATE Borisov, 3
4.º Lille, 1 

GRUPO G
Barcelona-BENFICA, 0-1
Celtic-Spartak Moscovo, 2-1

1.º Barcelona, 13 pontos
2.º Celtic , 10

3.º BENFICA, 8
4.º Spartak Moscovo, 3

GRUPO H
Manchester United-Cluj, 0-1
SP. BRAGA-Galatasaray, 1-2

1.º Manchester United, 12 pontos
2.º Galatasaray, 10

3.º Cluj, 10
4.º SP. BRAGA, 3

 

 

Sugerir correcção
Comentar