Bubka candidata-se à presidência do COI

Prazo para apresentação de candidaturas encerra dia 10 de Junho. Eleição será a 10 de Setembro.

Bubka é candidato à presidência do COI Ruben Sprich/Reuters

O ucraniano Serguei Bubka, um dos maiores atletas de todos os tempos no salto com vara, oficializou nesta terça-feira a sua candidatura à presidência do Comité Olímpico Internacional (COI), tornando-se no sexto candidato ao lugar que o belga Jacques Rogge deixará vago.

“Depois de uma longa reflexão, decidi candidatar-me às eleições para a presiência do COI", afirmou o antigo varista, o primeiro homem no mundo a conseguir ultrapassar uma fasquia colocada a 6 metros de altura (em 1985, em Paris).

No caso de ser o eleito nas eleições do dia 10 de Setembro, Bubka torna-se, aos 49 anos, no primeiro atleta de alto nível a atingir um posto de relevo no COI.

Mais do que a sua colecção de medalhas, o campeão olímpico de Seul, em 1988, e seis vezes campeão do mundo deixou uma marca indelével no desporto mundial ao elevar várias vezes o recorde do mundo do salto com vara. E ainda ninguém foi capaz de ultrapassar as marcas que fixou na modalidade quer ao ar livre (6,14m), quer em pista coberta (6,15m), respectivamente em 1994 e 1993.

Bubka terá, contudo, uma forte concorrência na corrida à presidência do COI. Se é verdade que é o mais conhecido dos candidatos, é também o mais jovem. Thomas Bach, o líder do Comité Olímpico Alemão e vice-presidente do COI, foi o primeiro a anunciar a sua candidatura, a 9 de Maio. Seguiram-se Ng Ser Miang, vice-presidente do Comité Olímpico de Singapura e outro vice-presidente do COI, o porto-riquenho Richard Carrion, influente presidente da Comissão das Finanças do COI, o taiwanês Ching-kuo Wu, presidente da Associação Internacional de Boxe Amador (AIBA), e o suíço Denis Oswald, presidente da Federação Internacional de Remo (FISA).

Uma outra campeã olímpica de atletismo e vice-presidente do COI, a marroquina Nawal El Moutawakel, manifestou há alguns meses a sua intenção de se apresentar na corrida. Tem até dia 10 de Junho para o fazer.
 
 
 

Comentários

Comentar

Inicie sessão ou registe-se gratuitamente para assinar os comentários.

Caracteres restantes:

Nos Blogues