Sorrisos amarelos em Alvalade

"Leões" perderam com o Borussia Dortmund por 1-2 e viram a situação na Liga dos Campeões ficar mais complicada. Sporting deu 45 minutos de avanço aos alemães.

Foto
O Sporting não foi capaz de dar a volta ao marcador no segundo tempo Reuters/STRINGER

O Sporting ficou em situação complicada no Grupo F da Liga dos Campeões ao deixar escapar uma excelente oportunidade para somar pontos diante do Borussia Dortmund. No primeiro de dois duelos com os alemães que serão decisivos para definir quem fará companhia ao Real Madrid, mais do que provável candidato a uma vaga nos oitavos-de-final, os “leões” foram ultrapassados pelas circunstâncias e, após 45 minutos muito apagados, perdiam ao intervalo por 0-2. A segunda parte trouxe fulgor renovado ao Sporting, com Bruno César a reduzir a diferença e a encher as bancadas de fé. Mas não houve forma de contrariar o Borussia.

Havia sorrisos amarelos de ambos os lados no final da partida. Nos alemães, que equipam dessa cor, de satisfação por três pontos conquistados num contexto particularmente complicado. A equipa de Thomas Tuchel apresentou-se em Alvalade num estado de inesperada fragilidade, vinda de dois empates e uma derrota nas últimas três partidas — e com uma extensa lista de indisponíveis na qual se incluía o internacional português Raphaël Guerreiro. No Sporting, os sorrisos amarelos eram motivados pela oportunidade desperdiçada para causar danos ao principal rival na luta pelo apuramento no Grupo F: a boa segunda parte dos “leões” não foi suficiente para anular a desvantagem ditada pela má entrada no encontro.

Foto

Com demasiado respeito pelos alemães na primeira parte, e sem Jorge Jesus no banco de suplentes (cumpriu o segundo jogo de castigo imposto pela UEFA) para gritar com os jogadores e chamá-los à razão, o Sporting foi presa fácil para o Borussia. Apesar de fragilizados, os alemães contam com Pierre-Emerick Aubameyang e isso é quase equivalente a um seguro de vida. O gabonês deu muitas dores de cabeça à defesa “leonina” e demorou menos de dez minutos a deixar marca no encontro: recebeu de Götze, passou por Rúben Semedo e, perante Rui Patrício, inaugurou o marcador. Foi o nono golo de Aubameyang em 11 partidas na presente temporada. Instantes antes o Sporting queixara-se de penálti quando Bas Dost pareceu ter sido derrubado por Papastathopoulos, mas o árbitro da partida nada assinalou.

Com Rúben Semedo de regresso à titularidade e Markovic e Schelotto no “onze” (o ítalo-argentino fez a estreia absoluta na Liga dos Campeões) o Sporting demorou a esboçar uma reacção à desvantagem. Bürki contrariou o remate de Dost e aos 39’ os “leões” tiveram um golo anulado: na sequência de um canto, Coates atirou para o fundo da baliza, mas o lance foi invalidado por falta de Dost sobre o guarda-redes. Eficaz, o Borussia ampliou o marcador ainda antes do intervalo, com Weigl a passar por Elias e a desferir um tiro de fora da área, ao qual Rui Patrício nunca conseguiria chegar.

O Sporting só podia melhorar. E, na segunda parte, ficou claro que a diferença entre os dois adversários não era assim tão grande. Liderados pelo irreverente Gelson Martins, omnipresente e incansável, os “leões” instalaram-se no meio-campo contrário e foram procurando por onde furar a “muralha amarela”.

O mais recente internacional português tentou de todas as formas: fez remates, cruzamentos, lançou os companheiros de equipa. Mas seria através de um erro do Borussia que o Sporting chegaria ao golo. Bartra atrasou para Bürki e o guarda-redes agarrou a bola, oferecendo aos “leões” um livre indirecto, dentro da grande área. Lançado minutos antes, Bruno César disparou para o fundo da baliza e relançou a partida.

A fé renovava-se e o Sporting, de faca nos dentes, foi atrás do Borussia. O 2-2 esteve quase a acontecer pouco depois, com Zeegelaar velocíssimo pela esquerda a fazer um cruzamento perfeito para Dost — mas o cabeceamento do holandês saiu milímetros ao lado do poste. Pouco depois, uma excelente jogada desenhada pelo Sporting, Gelson Martins entregou em Schelotto, que cruzou rasteiro para o centro da área. Valeu Bürki, com uma intervenção providencial, a evitar que a bola chegasse a Dost. Já perto do fim, após intervenção incompleta do guarda-redes, que estava fora da baliza, Schelotto cabeceou para as mãos de Bürki.

O Borussia, que ainda ameaçou por Pulisic (acertou na trave), sofreu o que tinha a sofrer e conseguiu terminar a noite a saborear três pontos. E deixou um sorriso amarelo na cara do Sporting, com vida difícil na Liga dos Campeões.

Figura do Jogo - Gelson Martins

Era o elemento mais jovem do “onze” do Sporting, mas isso não se notou quando tomou a responsabilidade de empurrar a equipa para a frente. Tendo sido o mais inconformado no primeiro tempo, foi também o grande dinamizador dos “leões” na reacção protagonizada na segunda parte. Com as entradas de Bruno César e Joel Campbell começou a surgir em terrenos mais recuados, mas sempre a usar da sua velocidade para criar perigo junto da baliza de Bürki.

 

 

Sugerir correcção
Ler 1 comentários