Boavista garantiu matematicamente a manutenção

Os boavisteiros, que subiram esta temporada à I Liga, asseguraram o objectivo da temporada a três jornadas do fim da prova.

Foto
Os jogadores do Moreirense foram derrotados no Bessa DR

O Boavista garantiu neste domingo, em termos matemáticos, a manutenção na I Liga, ao receber e vencer o Moreirense, por 3-1, numa partida da 31.ª jornada em que os quatro golos foram obtidos de cabeça.

Os "axadrezados" têm 33 pontos, mais dez do que o penúltimo classificado, o Gil Vicente, quando restam três jogos e nove pontos por disputar.

Os adeptos boavisteiros festejaram ainda o regresso de um autêntico símbolo da casa, o veterano Fary, que, aos 40 anos, voltou a pisar um campo de futebol após uma longa paragem devido a lesão. Foram apenas cerca de dois minutos, mas bastou para o jogador e o estádio celebrarem com muita emoção.

O encontro valeu pelos golos, todos marcados de cabeça, e o Boavista ganhou porque foi mais forte e objectivo do que o Moreirense, em especial durante a segunda parte, e soube tirar partido das suas armas.

Os visitantes entraram melhor e aos 12 minutos introduziram mesmo a bola na baliza "axadrezada", por Battaglia, mas o árbitro, por indicação de um dos seus auxiliares, anulou o lance por fora de jogo.

Com o relvado sintético imune à chuva miudinha que se fez sentir, permitindo que a bola rolasse normalmente, as duas equipas entregaram-se a um futebol de muito contacto e com muita luta pela bola.

O Boavista marcou aos 23 minutos, na sequência de um canto apontado por Tengarrinha. Idris impôs-se entre os centrais adversários, cabeceou e fez o 1-0, com a bola a sofrer um desvio decisivo antes de entrar na baliza de Marafona.

O golo mexeu com o Moreirense, que quase sofreu novo golo aos 26 minutos. Brito fugiu pela esquerda, cruzou e Zé Manuel desviou a bola para a baliza, tendo Marafona feito uma grande defesa e evitado assim que o Boavista ampliasse a sua vantagem.

Na segunda parte, o Boavista fez o 2-0 num lance similar ao do primeiro golo. Brito marcou um canto e Idris voltou a surpreender a defesa visitante com uma cabeçada certeira e indefensável (58').

O Moreirense reagiu e ainda reduziu para 2-1, por Edivaldo Bolívia, também após um canto e também através de uma cabeçada.

O golo da equipa de Moreira de Cónegos deixou em aberto o desfecho deste jogo, mas o Boavista mostrou-se seguro, controlou o meio-campo e acabou até por fazer o 3-1 final, numa altura em que o Moreirense, aparentemente, dava sinais de algum desgaste físico.

Acresce que o futebol "axadrezado" ganhou lucidez com a entrada de Merk Cech e foi no pé esquerdo do médio eslovaco que começou a jogada de que resultou o terceiro golo do Boavista.

Marek Cech serviu Afonso Figueiredo, este cruzou muito bem e Zé Manuel finalizou ainda melhor, de cabeça e sem hipótese para o guardião Marafona.

Foi a oitava vitória caseira do Boavista, que alcançou assim o seu grande objectivo, a permanência, no ano em que regressou à I Liga após seis anos nos escalões secundários.

Para o Moreirense, a derrota sofrida hoje, a sétima fora de casa, não alterou nada do que era importante para a equipa. O Moreirense já tinha garantido a manutenção, o seu principal objectivo para esta época.

Sugerir correcção
Comentar