Blatter entregou a candidatura

O suíço concorre a um quinto mandato à presidência da FIFA. Prazo de entrega das candidaturas termina nesta quinta-feira, mas a lista final dos candidatos só será conhecida nos próximos dias.

Foto
Blatter concorre a um quinto mandato como presidente da FIFA NELSON ALMEIDA/AFP

O suíço Joseph Blatter, presidente da FIFA desde 1998, anunciou nesta quinta-feira ter depositado a sua candidatura para um quinto mandato à frente do organismo, cujas eleições estão agendadas para 29 de Maio, em Zurique.

"Hoje é uma data chave no calendário eleitoral [da FIFA]. Submeto o meu 'dossier', e agora a comissão eleitoral prosseguirá com o processo", anunciou o dirigente na sua conta oficial na rede social Twitter.

Cabe à Comissão eleitoral validar, ou não, as candidaturas entregues. Entre os critérios de validação está a obrigatoriedade de os candidatos terem desempenhado um papel activo no futebol, nacional ou internacionalmente, em dois dos últimos cinco anos, e terem o apoio de pelo menos cinco federações de entre as 209 filiadas.

O prazo para a entrega das candidaturas termina à meia-noite de hoje, mas "levará algum tempo até que a comissão eleitoral possa anunciar os candidatos", indicou já o presidente do órgão, o suíço Domenico Scala.

Blatter, de 78 anos, é apontado como o favorito na corrida à presidência.

Na corrida estão também Michael Van Praag, de 67 anos, presidente da Federação Holandesa, o jordano Ali bin Al Hussein, de 39 e antigo vice-presidente do organismo, o ex-jogador David Ginola, de 47, o antigo secretário-geral da FIFA Jérôme Champagne, de 56, e o ex-internacional português Luís Figo, de 42.

Figo anunciou na quarta-feira que é candidato à presidência do organismo, do qual diz ter perdido credibilidade.

"Olho para a reputação da FIFA e não gosto do que vejo, o futebol merece melhor, ao longo das últimas semanas, meses e até anos, assisti a uma acentuada degradação da imagem da organização e sinto que é tempo de inverter esta realidade. A FIFA tem de voltar a ser uma instituição respeitada e acarinhada em todo o mundo", disse o jogador.

Sugerir correcção
Comentar