Bicampeão olímpico de natação chinês teve controlo antidoping positivo

Sun Yang acusou substância proibida numa análise em Maio e foi suspenso.

Foto
Sun Yang cumpriu três meses de suspensão Fabrice Coffrini/AFP

O duplo campeão olímpico de natação Sun Yang, um verdadeiro ícone desportivo chinês, teve um controlo antidoping positivo em Maio e foi suspenso durante três meses – uma sanção que apenas foi tornada pública nesta segunda-feira. Num país onde as instâncias desportivas estão longe de brilhar pela transparência, as suspeitas em torno de Sun Yang foram reveladas após terem sido mantidas em segredo pela agência antidoping chinesa.

Este organismo limitou-se a anunciar na sua página na Internet que Sun Yang acusou positivo a um estimulante, a trimetazidina, no dia 17 de Maio, após competir nas provas nacionais de natação na China. A agência noticiosa oficial Xinhua avançou, por seu lado, que Sun Yang, de 22 anos, já tinha sido suspenso durante três meses, mas sem precisar a duração do castigo. O nadador já participou nos Jogos Asiáticos em Incheon, na Coreia do Sul, em Setembro, onde conquistou três títulos.

O Comité Olímpico Asiático (COA) anunciou que não retirará as medalhas a Sun Yang, sublinhando que nunca tinha tomado conhecimento da suspensão do atleta. Os testes antidoping realizados em Incheon “não detectaram nada”, esclareceu o COA.

O gigante (com 1,98 metros de altura) da natação chinesa negou nesta segunda-feira que tenha tentado dopar-se, garantindo que se limitou a tomar um medicamento e ignorava a presença de uma substância interdita. Este medicamento, comercializado sob o nome Vastarel, é utilizado para prevenir angina de peito (dor no peito causada por doença coronária) e para tratar vertigens e zumbidos.

“Tenho sido controlado várias vezes ao longo dos anos, tanto durante os treinos como em competição, e nunca fui apanhado em falta”, disse Sun Yang, citado pela Xinhua. “No início fiquei chocado e deprimido. Vou retirar lições desta situação e ser mais prudente”, acrescentou.

Glória olímpica
No período de apenas três anos (de 2011 a 2013), Sun Yang inscreveu o seu nome entre os maiores nadadores da história. Uma glória conquistada com as medalhas de ouro dos 400m e 1500m livres nos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres. Também conquistou três títulos nos Mundiais de Barcelona, em 2013.

Segundo a agência antidoping chinesa, o bicampeão olímpico abdicou do direito a uma segunda análise, a ser feita à amostra B, após o resultado positivo da amostra A. “Sun Yang é o mais conhecido dos atletas chineses e é célebre no mundo inteiro. Esta é uma má notícia, mas nós não a estivemos a encobrir”, declarou Zhao Jia, vice-director do organismo.

Nem as autoridades nem os media chineses explicaram a razão de a informação sobre o controlo positivo não ter sido divulgada antes.

Sun Yang não é um estreante em controvérsias. Em Novembro de 2013 foi condenado a sete dias de detenção por conduzir sem licença. O nadador também foi acusado de faltar ao respeito do seu treinador de longa data, Zhu Zhigen, que pressionava o atleta para terminar a sua relação com uma hospedeira aérea. Mesmo assim, continua a ser uma estrela na China, ao mesmo nível que o atleta Liu Xiang, o basquetebolista Yao Ming ou a tenista Li Na.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários