Bento chama Danny, Sereno e Miguel Lopes para jogo com Equador

Além de Danny, que não jogava desde Setembro de 2011, regressam também Fábio Coentrão, Sereno, Miguel Lopes, Raul Meireles e Nani.

Fotogaleria
Sereno, ex-jogador do FC Porto e Vitória de Guimarães, actua no Valladolid, de Espanha
Fotogaleria
Miguel Lopes regressa ao lote de convocados

Paulo Bento anunciou nesta sexta-feira de manhã os convocados para o jogo particular que vai opor a selecção portuguesa à congénere do Equador. Trata-se da última partida de preparação, a jogar em Guimarães, a 6 de Fevereiro, antes dos confrontos com Israel e Azerbaijão, a contar para a qualificação do Mundial 2014.

Sereno, do Valladolid, ocupa o lugar que seria de Pepe, que é uma das baixas por lesão. De regresso está também o avançado Danny, após longa ausência do jogador do Zenit. Em relação à última convocatória, saem Nélson, Sílvio, Paulo Machado, Hugo Viana, Hélder Barbosa e Pizzi. O seleccionador chamou os seguintes jogadores:

Guarda-redes – Beto (Sevilha), Eduardo (BB Istambul) e Rui Patrício (Sporting);

Defesas – João Pereira (Valência), Miguel Lopes (Sporting), Fábio Coentrão (Real Madrid), Luís Neto (Siena), Bruno Alves (Zenit), Ricardo Costa (Valência) e Sereno (Valladolid);

Médios – João Moutinho (FC Porto), Raul Meireles (Fenerbahçe), Miguel Veloso (D. Kiev), Custódio (SC Braga), Ruben Micael (SC Braga) e Ruben Amorim (SC Braga);

Avançados – Nani (Manchester United), Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Hélder Postiga (Saragoça), Danny (Zenit), Éder (SC Braga), Hugo Almeida (Besiktas) e Varela (FC Porto).

Portugal integra o Grupo F de qualificação para o Mundial 2014, organizado pelo Brasil. O grupo é liderado pela Rússia, com 12 pontos, encontrando-se Portugal no terceiro lugar, empatado com os mesmos sete pontos do segundo classificado, que é Israel.

Paulo Bento quer aproveitar o particular de quarta-feira com o Equador para preparar cirurgicamente os “dois jogos extremamente importantes com Israel e o Azerbaijão”, de qualificação para o Mundial 2014.

A convocatória reflecte a preocupação do técnico em recuperar o “núcleo duro”: em relação ao último jogo, com o Gabão, o técnico poderá fazer alinhar nove jogadores diferentes, destacando-se o regresso do avançado Danny, que jogou pela última vez com a camisola das “quinas” em Setembro de 2011, e a ausência de Pepe, a recuperar de uma operação ao tornozelo direito.

“O objectivo passa por nos prepararmos da melhor maneira possível, não só para este jogo, mas também para os compromissos oficiais que teremos passado um mês e meio. Este é o último particular antes desses dois jogos extremamente importantes com Israel e Azerbaijão”, observou Paulo Bento, em conferência de imprensa realizada na sede da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), em Lisboa.

O treinador alertou para a necessidade de a selecção lusa não desperdiçar esta oportunidade, procurando “fazer o melhor jogo possível e tentando também melhorar algumas situações evidenciadas em jogos anteriores”, na expectativa de “melhorar o processo de jogo e alcançar um bom resultado”.

Apesar de centrar o discurso na necessidade de preparar o melhor possível a equipa para a dupla jornada de apuramento para o Campeonato do Mundo, Paulo Bento não desvalorizou a importância de um triunfo na recepção ao Equador, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, para quebrar o ciclo de três jogos consecutivos sem ganhar.

“É complicado dizer qual será o ‘onze’ que vamos apresentar daqui a um mês e meio. Não está cá um jogador que tem jogado sempre, como é o caso de Pepe, e não sabemos o que pode acontecer daqui a um mês e meio, por muito que tenhamos em mente aquilo que queremos fazer”, assinalou.

Para Paulo Bento, esta é, mais do que nunca, a altura para “manter a identidade” e a “estabilidade nas convocatórias”, advertindo que “fazer renovações muito acentuadas durante este caminho poderá não ser a melhor solução”.

O jogo da próxima quarta-feira, no Estádio D. Afonso Henriques, tem início às 20h45. É o primeiro de Paulo Bento em Guimarães, desde que assumiu o cargo de seleccionador, numa cidade onde passou três épocas como futebolista do Vitória de Guimarães, de 1991/92 a 1993/94.

A selecção  joga a 22 de Março em Telavive, em partida com início às 14h45 locais (menos duas horas em Lisboa), e quatro dias mais tarde em Baku, a partir das 21h (17h em Lisboa).

Sugerir correcção
Comentar