“Benfica-FC Porto já está a mexer com a cabeça de muita gente”, diz Vítor Pereira

O treinador do FC Porto prevê um jogo “complicado” frente ao Vitória de Setúbal, mas garante uma equipa “séria” para conquistar os três pontos.

Foto
A visita à Luz ainda vem longe, lembra Vítor Pereira Marcos Borga/Reuters

O treinador reagia às insinuações do presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, de que havia equipas a jogar com dois guarda-redes e recorreu a um jogo entre os “encarnados” e o Vitória de Guimarães para ilustrar a sua posição. “Acredito que, em matéria de grandes penalidades, com a bola a tocar na mão, a curta distância, é complicado de aferir e acredito que seja difícil ao árbitro ajuizar da intencionalidade”, adiantou.

Mas, em resposta à alegada provocação, Vítor Pereira recordou um jogo entre os “encarnados” e o Vitória de Guimarães que “cada vez que a bola batia na cabeça, costas e coxa dos jogadores vimaranenses, dava grande penalidade para o Benfica”. “As coisas são mesmo assim. Às vezes para nós, outras para os outros. Dessa vez, foram três penalidades para o Benfica”, esclareceu Vítor Pereira, atirando que o jogo na Luz, da 14.ª jornada, é só em Janeiro, mas “já está a mexer com a cabeça de muita gente”.

Vítor Pereira falava durante a antevisão do jogo de sexta-feira com o Vitória de Setúbal, da 12.ª jornada da I Liga, no Bonfim, que espera “complicado” e que exigirá ao FC Porto “jogar de forma séria para trazer de lá os três pontos”. “O Vitória de Setúbal, em casa, é sempre uma equipa complicada. Tem uma massa associativa que vive o futebol com paixão. As equipas de José Mota jogam com alma, trabalham muito e jogam com o coração, organizadas, não acredito em facilidades”, disse.

O treinador abordou ainda o equilíbrio existente no topo da tabela classificativa, com FC Porto e Benfica ligados pelos mesmos 29 pontos, mais nove do que o Sporting de Braga (3.º), e considerou que a discussão do título está fechada a dois, já que dificilmente, sem ser impossível, os “arsenalistas” poderão recuperar.

“FC Porto e Benfica são duas equipas que têm nível individual e colectivo e que lutam pelo título. O Sporting descolou-se muito do grupo da frente e, sinceramente, já não acredito que consiga recuperar para lutar pelo título”, explicou.

Vítor Pereira descartou, no entanto, que o título seja decidido na disputa directa entre Benfica e FC Porto, pois acredita que qualquer adversário, num momento menos bom de cada uma destas equipas, tem capacidade para lhes tirar pontos. “O Sporting de Braga provou no jogo com a Académica (4-1) que é uma grande equipa e que, se as outras duas [FC Porto e Benfica] se distraírem, pode ainda lutar pelo título”, disse Vítor Pereira, admitindo, no entanto, que seja difícil recuperar uma desvantagem de nove pontos para dois adversários.

O treinador não abriu o jogo em relação a eventuais contratações no mercado de Inverno, considerando que esse assunto é do foro interno do clube, e afirmou estar satisfeito com a equipa e com os jogadores, que espera manter até ao fim. Vítor Pereira escusou-se ainda a comentar o assunto Ricardo Quaresma, considerando que não faz qualquer sentido falar sobre um jogador de outro clube, e justificou ter tapado a cara em Alvalade, para não arranjar problemas, já que estava lá em trabalho.

Sugerir correcção
Comentar