Benfica volta ao Bessa e agora Petit está do outro lado

“Encarnados” somaram apenas uma vitória nas últimas 12 visitas ao recinto do Boavista.

Foto
Maxi Pereira jogou pelo Benfica na última visita ao Bessa HUGO CORREIA/REUTERS

A época 2007-08 marcou a despedida do Boavista do primeiro escalão do futebol português, num período de ausência que durou até à presente temporada. O Benfica também não viveu um bom ano. Passaram três treinadores pelo banco (Fernando Santos, José Antonio Camacho e Fernando Chalana) e os “encarnados” terminaram no quarto lugar da classificação. Passados sete anos, os dois emblemas voltam a encontrar-se. No relvado sintético do Bessa, a equipa de Jorge Jesus vai desafiar o passado recente: o Benfica obteve apenas uma vitória nas últimas 12 visitas ao Bessa, em jogos a contar para o campeonato.

A anterior deslocação dos “encarnados” ao terreno do Boavista foi a 6 de Abril de 2008 e terminou 0-0. Orientado por Chalana, o Benfica alinhou com Quim, Nélson, Edcarlos, Katsouranis, Léo, Petit, Maxi Pereira, Cristian Rodríguez, Rui Costa, Nuno Gomes e Cardozo. Maxi Pereira é o único “sobrevivente” dessa partida no lado do emblema da Luz, enquanto Petit, que na altura alinhou no meio-campo do Benfica, entretanto regressou ao Boavista e mudou de vida: agora é treinador e orienta os “axadrezados” neste regresso à I Liga.

Esse empate foi mais um para juntar à colecção partilhada entre Boavista e Benfica. Foram sete nas últimas 12 visitas dos “encarnados” ao Bessa, para além de quatro triunfos dos “axadrezados” e apenas uma vitória para o emblema da Luz. Mas essa foi a mais saborosa, porque deu o título de campeão. Ronald Koeman liderou o Benfica num triunfo por 2-0, com golos de Tiago (na própria baliza) e Mantorras. Luisão esteve nessa partida, tal como... Petit. E as semelhanças ficam-se por aí.

“Tenho orgulho no meu passado. Fiz a carreira que fiz e agora quero fazer carreira como treinador”, sublinhou Petit, que previu defrontar “um Benfica forte, como sempre, e que luta pelo título”. Mas prometeu que o Boavista “sabe aquilo que vai fazer durante o jogo e quer lutar pelos três pontos”.

Sugerir correcção
Comentar