Talisca manteve a liderança do Benfica segura

Oitavo golo do brasileiro dá vitória sofrida aos campeões nacionais sobre o Rio Ave.

Foto
Talisca foi o autor do golo da vitória do Benfica sobre o Rio Ave Hugo Correia/Reuters

Se há algo a que o Benfica se tem agarrado nesta época é à liderança do campeonato. Há uma semana, a derrota em Braga diminuiu a vantagem de forma drástica para os perseguidores e mais algum ponto perdido significaria a liderança em risco. Felizmente para o Benfica que existe o pé esquerdo de Talisca, ou o primeiro lugar estava objectivamente ameaçado.

Foi do médio brasileiro o golo que deu o triunfo ao Benfica por 1-0, nesta sexta-feira, na Luz, frente ao Rio Ave na nona jornada da I Liga, um triunfo que foi exactamente aquilo que mostram os números finais. Difícil, muito difícil.

Depois de dois jogos sem vencer, Jorge Jesus resolveu mudar, metendo dois pontas-de-lança de início, Jonas e Lima, e relegando Talisca a um exílio no flanco esquerdo, enquanto Samaris e Enzo ficavam com o controlo do meio-campo.

Foto

Já Pedro Martins foi fiel ao seu plano habitual, com três homens para atacar, Del Valle e Esmael, mais Diego a juntar-se ao trio quando fosse preciso.

O Benfica foi fiel à pobre imagem que tem mostrado nos últimos jogos, com pouca chama no ataque, sem saber dominar o jogo e a sofrer com alguns equívocos posicionais, principalmente de Talisca, sem velocidade e rotina para jogar num flanco, e com Samaris a atrapalhar mais do que ajudava.

Ainda assim, foi o Benfica a ter as melhores oportunidades. Lima, aos 16’, teve o golo nos pés, mas Cássio desviou. Aos 25’, foi Lisandro a cabecear após canto, mas o guardião brasileiro do Rio Ave segurou.

Os vila-condenses também se desinibiram no ataque e o golo cheirou a baliza do regressado Júlio César. Wakaso testou os reflexos do internacional brasileiro aos 36’ com um remate de fora da área, Prince cabeceou por cima na sequência de um canto.

Para a segunda parte, Jesus rectificou. Entrou Gaitán para o lugar de Samaris, Talisca voltou ao meio e o Benfica pareceu mais igual a si mesmo. Os primeiros minutos foram de pressão benfiquista que o Rio Ave suportou com dificuldade, mas os 60’, Talisca finalmente teve algum espaço para manobrar à entrada da área, puxou do seu pé esquerdo e a bola só parou no fundo da baliza de Cássio.

O Rio Ave não deixou de ser um adversário problemático e foi à procura do empate. Aos 69’, numa jogada de contra-ataque, quase o conseguiu. Esmael ainda meteu a bola na baliza, mas estava fora de jogo. O lance podia ter mudado o curso do jogo, não mudou, felizmente para o Benfica, para quem o estatuto de líder vai servindo de disfarce para uma equipa em crise.

Sugerir correcção
Comentar