Alan Kardec foi o trunfo que Jorge Jesus tirou da manga

Não houve facilidades para o Benfica antes do clássico, mas os “encarnados” bateram (3-2) a Académica e estão nas meias-finais da Taça da Liga, onde vão encontrar o Sporting de Braga

Foto
Kardec voltou aos golos pela equipa principal do Benfica Hugo Correia/Reuters

O Benfica venceu a Académica (3-2), na última jornada do Grupo D da Taça da Liga, e marcou encontro com o Sporting de Braga nas meias-finais da prova. Mas a equipa orientada por Jorge Jesus não o fez sem passar por dificuldades — esteve a perder, e só quando o técnico mexeu na equipa foi capaz de recuperar a vantagem no marcador.

O treinador da Académica, Pedro Emanuel, tinha pedido espírito de sacrifício aos seus jogadores, aludindo à vida dos portugueses num país sob intervenção financeira. E a equipa de Coimbra, jogando compacta e saindo em ataques rápidos, nunca esteve entroikada — palavra do ano em 2012, numa votação da Porto Editora — na Luz. A “Briosa” marcou o 1-1 antes do intervalo e o 2-1 no início do segundo tempo. Mas depois sucumbiu à eficácia “encarnada”.

O descanso para o Benfica chegou a meio da segunda parte. Dois golos quase de seguida, de Alan Kardec e Lima, colocaram o marcador em 3-2. Sensivelmente na mesma altura, a Académica ficou em desvantagem numérica, com a expulsão de Reiner Ferreira. E Jorge Jesus pôde finalmente pensar no clássico de domingo, com o FC Porto.

Tal como seria de esperar, o treinador do Benfica fez alinhar um “onze” inicial repleto de jogadores menos utilizados. O técnico já tinha deixado entrever o regresso de Aimar à titularidade — o argentino jogou de início três meses e meio depois da última ocasião (empate 0-0 no terreno do Celtic), cumprindo a oitava partida na presente temporada. Com Luisão em poupança para domingo e Garay lesionado, Jesus deu também a titularidade a Roderick Miranda, no centro da defesa. O jovem, “resgatado” ao Deportivo da Corunha, onde não estava a ser utilizado, fez dupla com Jardel, em detrimento de Miguel Vítor, relegado para o banco de suplentes.

O primeiro lance de perigo só surgiu aos 19’, quando André Gomes descobriu Nolito, com um grande passe — o espanhol rematou de primeira, cruzado, ao lado do poste da baliza de Peiser. Mas foi Lima a adiantar o Benfica no marcador. Depois de uma primeira ameaça (32’), o avançado ex-Sporting de Braga surgiu isolado, contornou o guarda-redes da Académica e fez o 1-0 (40’).

Mas a história da primeira parte ainda não estava terminada. No tempo de compensação, Makelele aproveitou um mau passe de Bruno César, passou por Jardel e, na cara de Paulo Lopes, repôs a igualdade.

No arranque do segundo tempo, a Académica voltou a marcar: Saleiro, lançado por Rodrigo Galo, galgou metros e fez o 2-1 (49’).

O Benfica teve um período de desorientação, mas a intervenção de Jorge Jesus, no banco de suplentes, foi decisiva. O técnico lançou Alan Kardec, que poucos minutos depois (62’) fez o 2-2 — o brasileiro voltou a marcar pela equipa principal um ano e nove meses depois. E, a seguir, fez a assistência para Lima estabelecer o 3-2.

As duas equipas voltam a encontrar-se dentro de uma semana, em Coimbra, para disputar uma vaga nas meias-finais da Taça de Portugal.

Ficha de Jogo

Benfica, 3

Académica, 2

Jogo no Estádio da Luz, em Lisboa.?

Assistência 13.872 espectadores?

Benfica Paulo Lopes, Maxi Pereira, Roderick Miranda, Jardel, Luisinho, André Gomes, Bruno César (Carlos Martins, 57’), Aimar (Kardec, 57’), Nolito (Salvio, 62’), Lima e Ola John. Treinador Jorge Jesus.?

Académica Peiser, Galo, João Real, Flávio, Ferreira, Keita (João Dias, 73’), Marcos Paulo (Wilson Eduardo, 25’), Makelele a69’, Cleyton, Saleiro e Cissé (Marinho, 62’). Treinador Pedro Emanuel.?

Árbitro Manuel Mota (Braga). Amarelos Ferreira (52’ e 68’), Carlos Martins (90’), Keita (90'). Vermelho Ferreira (68')

Golos 1-0 por Lima (40’); 1-1 por Makelele (45’+1’); 1-2 por Saleiro (49’); 2-2 por Kardec (61’); 3-2 por Lima (65’)   

Sugerir correcção
Comentar