Mais um jogo, mais um sinal de fraqueza do Benfica

Os “encarnados” foram batidos pelo Athletic Bilbau, em Friburgo, por 0-2, e somaram a quarta derrota na pré-temporada.

Foto
AFP

Os responsáveis benfiquistas continuam a tentar lançar água para a fervura e mantêm um discurso optimista, mas à medida que se vai aproximando a data da estreia oficial do Benfica na época 2014-15 (10 de Agosto, frente ao Rio Ave, na partida da Supertaça), os motivos de preocupação para os adeptos “encarnados” aumentam. Após uma vitória na véspera frente ao frágil Sion, nesta quinta-feira a equipa de Jorge Jesus voltou a deparar-se com um adversário competente que não teve dificuldade em colocar a nu as fraquezas das “águias”. Aduriz e Beñat Etxebarria marcaram os golos da vitória do Athletic Bilbau frente a um inofensivo Benfica.

As atenuantes são várias (apenas 24 horas de descanso, ausência de jogadores importantes), mas as debilidades demonstradas por este Benfica não se justificam apenas com cansaço ou uma mão cheia de baixas. Em Friburgo, voltou a ver-se uma equipa benfiquista permeável na defesa e sem soluções ofensivas, apesar de Salvio, Gaitán e Talisca (o brasileiro foi titular em todos os jogos da pré-época) terem jogado de início. No ataque, mesmo não tendo alinhado na véspera, Óscar Cardozo realizou uma exibição penosa.

Com menos um jogo na pré-época do que o Benfica, o Athletic mostrou ter o que os “encarnados” estão ainda muito longe de apresentar: uma equipa. E mesmo sem realizar uma exibição brilhante, os bascos justificaram por inteiro o quarto triunfo na pré-temporada, com jogadores como Beñat, Ander Iturraspe, Ibai Gómez ou Iker Muniain a garantirem o carimbo de qualidade à formação treinada por Ernesto Valverde.

Já Jorge Jesus, cerca de 24 horas depois da vitória sobre o Sion, manteve praticamente o “onze” inalterado: André Almeida e Cardozo entraram para os lugares de Amorim e Jara. Eliseu voltou a ser titular no lado esquerdo da defesa e voltou a mostrar que precisa de um intensivo plano de treinos para recuperar a forma.

Desde os primeiros minutos que ficou claro que as rotações bascas eram muito superiores às lisboetas. Com um futebol agradável, que procurava sempre os flancos, o Athletic conseguiu vencer quase sempre os duelos a meio-campo e, aos 40’, colocou-se em vantagem: cruzamento na direita, Muniain cabeceou ao poste e Aduriz, sem marcação, encostou para o primeiro golo do jogo.

Após o intervalo, Jesus lançou Bebé, Jara, Ola John, João Teixeira e Benito e os benfiquistas ainda ameaçaram causar problemas aos espanhóis, mas a lesão de Teixeira e os problemas físicos tiraram qualquer poder de reacção aos “encarnados” e o Athletic aproveitou: aos 57’ Muniain falhou um golo fácil; aos 72’ Beñat deu o golpe final.

No sábado, em Londres, há o round 7, contra o Arsenal.

Jogaram de início: Artur, Maxi, César, Sidnei, Eliseu, André Almeida, Talisca, Gaitán, Salvio, Lima e Cardozo. Alinharam ainda: Bebé, Jara, Ola John, João Teixeira, Benito, Derley, Lindelof, Bernardo Silva, Paulo Lopes, Luís Filipe, Nélson Oliveira e Candeias.


 

 

 


Sugerir correcção
Comentar