Benfica na final da Taça Challenge, ABC à espreita

"Encarnados" voltaram a derrotar o FyllingenBergen, agora na Noruega, por 29-27.

Foto
DR

O Benfica nem precisava de um triunfo, mas foi isso que conseguiu neste sábado na Noruega, no jogo da segunda mão das meias-finais da Taça Challenge, em andebol. Frente ao FyllingenBergen, adversário que já tinha derrotado por uma margem confortável no pavilhão da Luz, os “encarnados” voltaram a ganhar, desta vez por 29-27, e qualificaram-se para a final da competição. No jogo decisivo, correm o risco de vir a encontrar... o ABC.

A primeira peça de um puzzle potencialmente português na final da terceira prova de clubes mais relevante da Europa do andebol foi colocada pelo Benfica. Na primeira mão da eliminatória, o apuramento já tinha ficado encaminhado, com um desnivelado 35-22 a favor das “águias”. Por isso, para o encontro na Noruega, o treinador, Mariano Ortega, optou por fazer uma rotação mais ampla do plantel.

A formação portuguesa não começou especialmente bem, cometendo demasiados erros defensivos, e chegou mesmo ao intervalo a perder por 14-11. Ainda assim, continuava confortável na eliminatória e, sem grande pressão, arrancou para um segundo tempo de grande nível, que lhe permitiu não só recuperar da desvantagem como assegurar o triunfo frente ao FyllingenBergen, equipa que foi eliminada nos quartos-de-final do play-off da Liga dinamarquesa.

“Sabíamos que era uma boa equipa. Estivemos concentrados e eles não estiveram muito bem, porque também tinham tido jogo na quarta-feira, e nós aproveitámos. Defensivamente não estivemos muito bem na primeira parte, mas na segunda parte fizemos um grande jogo, recuperámos no marcador, defendemos bem e isso fez a diferença”, resumiu o espanhol Mariano Ortega, ouvido pela Benfica TV.


Os “encarnados” repetem, desta forma, a presença na final de uma competição em que já haviam disputado o encontro decisivo, em 2010-11. Na altura, o troféu ficou nas mãos dos russos do Cimos Koper, depois de um empate (27-27) e de uma vitória (31-27). Portugal, de resto, tem alguma tradição em finais da Challenge Cup, ainda que, apesar de cinco presenças, só uma vez a tenha conquistado — o campeão foi o Sporting, em 2009-10.

Na época passada, já o ABC tinha garantido o acesso à final (em que perderia com os romenos do Odorhei) e hoje tem uma oportunidade de ouro de repetir a proeza. Na primeira mão, os minhotos bateram o Dukla de Praga por 34-33 e nesta tarde tentam defender a vantagem na República Checa. Se o conseguirem, será a primeira final europeia 100% portuguesa na história do andebol.

 

Sugerir correcção
Comentar