Benfica já ganhou 7-0 ao Fenerbahçe

Clubes portugueses levam vantagem no confronto com clubes turcos nos jogos das competições europeias.

Foto
Nolito marcou um dos golos do Benfica frente ao Trabzonspor em 2011 Rafael Marchante/Reuters

Estas meias-finais da Liga Europa serão a segunda vez que o Benfica defronta o Fenerbahçe em competições europeias. A primeira vez aconteceu em 1975-76, na primeira eliminatória da Taça dos Campeões Europeus, naquele que foi também o primeiro confronto entre equipas portuguesas e equipas turcas.

Os “encarnados” praticamente garantiram a passagem à segunda eliminatória com um triunfo no jogo da primeira mão, na Luz, por 7-0, com três golos de Jordão, dois de Nené, um de Shéu e um autogolo de Sabahattin. No segundo jogo, a formação turca venceu por 1-0.

O Benfica voltou a encontrar um clube turco em 1980-1981, o Altay, na pré-eliminatória da Taça das Taças. Depois de um empate sem golos no jogo da primeira mão na Turquia, o Benfica garantiu o apuramento na Luz com um triunfo por 4-0, com golos de Chalana, Humberto Coelho, Nené e César.

Em 2008-09, na fase de grupos da Taça UEFA, o Benfica perdeu com o Galatasaray na Luz por 2-0 e, em 2011-12, eliminou o Trabzonspor na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, com vitória por 2-0 na Luz e empate 1-1 na Turquia.

No historial de confrontos futebolísticos entre equipas dos dois países, a vantagem é portuguesa, com 12 vitórias e seis empates em 26 jogos. Em jogos a eliminar, os turcos já afastaram equipas portuguesas por três vezes.

Em 1990, o Fenerbahçe afastou o Vitória de Guimarães da Taça UEFA, enquanto o Sporting caiu às mãos do Gençlerbirligi em 2003, também na Taça UEFA. Na última temporada, o Besiktas eliminou o Sp. Braga nos 16-avos-de-final da Liga Europa.

Sugerir correcção
Comentar