Benfica investiu quase 50 milhões em novos jogadores

No relatório e contas da época 2012-13, Vieira admite que resultados teriam sido diferentes se os "encarnados" tivessem vendido mais. Rui Costa ganhou 230 mil euros na última temporada.

Foto
Luís Filipe Vieira admite que os resultados podiam ter sido melhores se o Benfica tivesse vendido mais jogadores Pedro Cunha

O Benfica investiu quase 50 milhões de euros em novos jogadores para a época 2013-14, segundo revela o relatório e contas da SAD “encarnada” respeitante ao exercício do período entre 1 de Julho de 2012 e 30 de Junho de 2013.

No relatório, a sociedade benfiquista começa por dizer que, ainda durante o exercício, gastou 25,1 milhões para a aquisição “dos direitos desportivos dos atletas Djuricic, Markovic, Sulejmani, Mitrovic, Steven Vitória e Rojas”, acrescentando, mais à frente, que, depois de 30 de Junho deste ano, “a Benfica SAD assumiu compromissos financeiros para a aquisição de direitos desportivos no montante global de 24,2 milhões de euros, sendo de destacar os atletas Pizzi, Fejsa, Funes Mori e Lisandro Lopez”.

No total, só em jogadores para a presente época, os “encarnados” gastaram 49,3 milhões, sendo que do último exercício, constam ainda as aquisições de Lima e Salvio, que já integraram o plantel em 2012-13, “num montante global de 16,5 milhões”. No investimento do plantel, a SAD benfiquista refere ainda a compra dos restantes 15% do passe de Nemaja Matic e de 50% do passe de André Almeida, mais a renovação de contratos com Matic, Cardozo e Rodrigo, num gasto total de 7,8 milhões de euros.

No que diz respeito a vendas, o Benfica admite que podia ter tido melhores resultados, mas que a estratégia foi de promover a estabilidade do plantel profissional. “Os resultados podiam ser substancialmente diferentes se tivessemos optado por uma solução de ruptura vendendo uma parte qualitativamente significativa do nosso plantel profissional. Entendi que esse não era o caminho, que devíamos optar por uma solução diferente, apostando na continuidade da equipa (…) de forma a poder prosseguir o nosso percurso de afirmação”, justifica o presidente benfiquista Luís Filipe Vieira numa nota dirigida aos accionistas que antecede o relatório e contas.

O documento refere que os rendimentos com as transacções de jogadores atingiram os 51,5 milhões de euros, um crescimento de 68,2% em relação à época anterior. A principal razão para este crescimento, refere a SAD benfiquista, foram as vendas de Javi Garcia ao Manchester City e de Axel Witsel ao Zenit.

No seu relatório e contas, a SAD “encarnada” refere quais as percentagens dos direitos económicos que detém sobre os jogadores do plantel principal. Até ao final do exercício eram oito os jogadores que não tinham nenhuma parte do passe alienada a fundos ou cujos direitos fossem partilhados com outras entidades: Luisão, Sálvio, Enzo Perez, Jorge Rojas, Lima, Sulejmani, Matic, Mitrovic e Steven Vitória. Há ainda outros casos de jogadores cujos direitos são partilhados com outras entidades, como Ola John (50% são do Benfica, os outros são da Doyen Sports), Garay (40% do Benfica), André Gomes (70%), André Almeida (75%), Markovic (50%) e Nélson Oliveira (45%).

O Relatório e Contas descreve de forma bastante pormenorizada a relação com o fundo de investimento “Benfica Stars Fund” (de que a SAD benfiquista detém 15%). Até ao final do último exercício, eram 15 os jogadores com percentagens cedidas a este fundo, sendo que os últimos a entrar foram Rodrigo (24% por 3,6 milhões), André Gomes (20% por 800 mil) e Djuricic (20% por dois milhões). No total, o Benfica já recebeu deste fundo 28,625 milhões de euros. Depois de terminado este exercício, a SAD benfiquista refere que os jogadores Leandro Pimenta e Roderick Miranda, que já saíram do Benfica, deixaram de fazer parte do fundo. No sentido inverso, 25% dos direitos económicos de Sulejmani passaram a integrar o fundo a troco de 1,25 milhões de euros.

O documento divulgado nesta quinta-feira revela ainda as remunerações de dois dos membros dos órgãos sociais da Benfica SAD. Rui Costa, administrador para o futebol, recebeu em 2012-13 230.296 euros, enquanto Domingos Soares Oliveira, administrador para a área financeira, recebeu 312.690 euros. O relatório refere que os gastos com pessoal atingiram os 50,4 milhões, uma subida de 4,8% em relação ao anterior exercício, justificando esta subida com o “aumento verificado na massa salarial do plantel de futebol”.

 

Sugerir correcção
Comentar