Benfica faz história e apura-se para a final da Taça Challenge de voleibol

Clube "encarnado" voltou a derrotar o CMC Ravenna, desta vez em Itália e por 3-2.

Foto
DR

O Benfica apurou-se para a final da Taça Challenge de voleibol, depois de voltar a derrotar o CMC Ravenna, desta vez por 3-2, em Itália.

O adversário do conjunto lisboeta na final será o Vojvodina, de Novi Sad, um clube sérvio com história nas provas europeias, pois já chegou duas vezes às meias-finais da Liga dos Campeões, embora em épocas já distantes (1988-89 e 1995-96).

A equipa comandada por José Jardim entrou para esta segunda mão com a vantagem de 3-0 conseguida a meio da semana na Luz e carimbou com qualidade o apuramento diante de uma formação do forte campeonato italiano.

Desta forma, o Benfica tornou-se o segundo clube português a chegar a uma final de uma competição europeia, depois de o Sporting de Espinho ter vencido a Taça dos Clubes de Topo em 2000-01 (os "tigres" também foram vice-campeões na época seguinte).

Os "encarnados" nem precisavam de vencer o jogo para seguir em frente. O seu objectivo ficou cumprido no final do quarto set, quando conquistaram dois parciais, o suficiente para evitar o eventual Golden Set.

O Ravenna, campeão europeu em 1992, 1993 e 1994, entrou determinado em levar a eliminatória até ao desempate e chegou a estar perto disso, quando ganhou os dois primeiros sets (25-23, 27-25), em grande parte graças à sua acção nos blocos. Mas depois o Benfica foi mais forte, arranjou maneira de fugir ao bloco adversário e assegurou os três parciais seguintes (20-25, 18-25 e 10-15).

Hugo Gaspar (22 pontos), Flávio Cruz (18, cinco deles no bloco) e Marc-Anthony Honoré (16) foram os melhores pontuadores de uma equipa que fez 11 ases.

Até esta temporada, a melhor participação do Benfica nas provas europeias tinha acontecido em 2005, quando tinha atingido os quartos-de-final da Taça dos Clubes de Topo.

A final também será disputada a duas mãos, a 8 e 12 de Abril. O Benfica disputa o primeiro jogo na Sérvia, com a conclusão da final a estar agendada para Lisboa.

O Vojvodina Novi Sad também ganhou os dois jogos das meias-finais. Depois de ter já vencido na Bielorrússia o Stroitel Minsk por 3-1, ganhou neste domingo em casa por 3-2.

Sugerir correcção
Comentar