Benfica garante estatuto de de cabeça-de-série na “Champions” de 2013/14

Vitória do Bayern Munique deixa os "encarnados" com uma vaga assegurada no Pote 1 do sorteio.

Foto
Francisco Leong/AFP

O Benfica garantiu este sábado a presença no Pote 1 do sorteio da fase de grupos da edição 2013/14 da Liga dos Campeões em futebol, graças à vitória do Bayern Munique frente ao Borussia Dortmund, por 2-1, em Londres.

Com a vitória dos bávaros, os “encarnados” juntaram-se no grupo dos cabeças de série ao FC Porto, que segue no oitavo lugar do “ranking” da UEFA a cinco anos, imediatamente à frente do clube da Luz, nono.

Entre as equipas que estão à frente dos dois primeiros da última edição da I Liga portuguesa, uma falhou o apuramento para a “Champions”, o Inter de Milão, que ficou apenas no nono lugar do campeonato italiano, a 33 pontos da líder Juventus.

Das restantes, o Arsenal ainda não tem lugar seguro na fase de grupos, pois, ao ser o quarto classificado da Liga inglesa, vai ter de disputar o “play-off”.

O Borussia Dortmund, 31.º do “ranking”, poderia assegurar a entrada directa para o Pote 1, ultrapassando o Benfica, na qualidade de detentor do título, o que deixaria os “encarnados” à mercê de uma eliminação do Arsenal na fase de acesso à fase de grupos da “Champions”.

Quanto ao FC Porto, tem lugar certo no Pote 1, repetindo o estatuto de 2012/2013, juntamente com Barcelona (campeão espanhol), Bayern Munique (campeão alemão), Chelsea (terceiro em Inglaterra), Real Madrid (segundo de Espanha) e Manchester United (campeão inglês).

Terminada a presente temporada, a época 2008/2009 “cai” e o Benfica ascende ao sexto lugar do “ranking”, apenas atrás das equipas que já garantiram o estatuto de cabeças-de-série para o próximo sorteio da “Champions”, com excepção dos portistas.

Os tricampeões nacionais vão tombar para o 10.º lugar, também atrás de Inter de Milão (não vai disputar qualquer competição europeia em 2013/2014), Arsenal e Valência.

A edição 2013/2014 da Liga dos Campeões tem o seu epílogo em Portugal, já que a final está marcada para o Estádio da Luz, em Lisboa.

Sugerir correcção
Comentar