Benfica ficou a dois pontos da Liga dos Campeões de basquetebol

"Encarnados" tinham perdido em casa por 72-75. Esta quinta-feira venceram o Varese, em Itália, por 72-70.

Foto
DR

Foi por pouco que o Benfica não conseguiu apurar-se para a fase de grupos da Liga dos Campeões de basquetebol. Na eliminatória de acesso, frente ao histórico Varese, os "encarnados" perderam na primeira mão, em casa, por 72-75, e esta quinta-feira, em Itália, precisavam de vencer por quatro pontos de diferença. Isso esteve perto de acontecer, mas o triunfo por 72-70 revelou-se insuficiente. 

Os lisboetas até começaram mal, com um parcial de 10-2 e, no final do primeiro período, os italianos venciam por 23-20. Depois as "águias" reagiram e venceram o segundo período por 19-16, o que dava uma igualdade a 39 pontos ao intervalo. O encontro manteve-se renhido na segunda parte: 15-14 para o Benfica no terceiro período, o que dava uma vantagem "encarnada" de 54-53.

No quarto e último período, o Benfica esteve, durante vários momentos, em posição de passar a eliminatória. Esteve na frente por 70-65 a 3m13s do fim, mas os italianos reagiram e empataram a 70 pontos com nove segundos para jogar. Carlos Lisboa pediu desconto de tempo para preparar um triplo que desse o prolongamento, mas Derek Raivio só conseguiu marcar dois. O Benfica venceu o encontro por 72-70 mas ficou pelo caminho.

O norte-americano Damian Hollis marcou 21 pontos para o Benfica e foi o melhor marcador do encontro. O congolês Christian Eyenga foi o melhor do Varese, com 15 pontos.

Com este desfecho, o Benfica transita para a FIBA Europa Cup, prova na qual integrará o Grupo A, da Conferência 1, juntamente com o franceses do Élan Chalon, os húngaros do Alba Fehérvár e os belgas do Basic-Fit Bruxelas. 

Sugerir correcção
Comentar