Benfica está apurado e ABC está quase para os "quartos" da Taça Challenge

As duas equipas portuguesas tiveram um bom desempenho na competição europeia de andebol.

Foto
O Benfica segue em frente na Taça Challenge DR

O Benfica apurou-se neste sábado para os quartos-de-final da Taça Challenge de andebol, apesar da derrota com os gregos do AC Filippos Verias, por 26-23, em jogo da segunda mão desta prova europeia. Já o ABC/UMinho venceu os estónios do HC Kehra por 40-29, em jogo da primeira mão dos oitavos-de-final da mesma competição, e praticamente assegurou o acesso à eliminatória seguinte.

Na Luz, depois de na sexta-feira ter vencido por 34-14, os "encarnados" não mostraram a mesma superioridade, tendo os gregos do AC Filippos Verias empatado o encontro (8-8), aos 16 minutos, equilibrando as acções de jogo. Mas a surpresa estava reservada para a ponta final do segundo tempo: quatro golos de vantagem os 59 minutos.

Com o bloco mais alto, num encontro sem grandes emoções tácticas e técnicas, os comandados de Mariano Ortega emendaram a mão e chegaram ao intervalo a vencer por 16-11.

No segundo tempo, o Benfica procurou gerir o resultado, mas do lado do adversário Slobodan Vaselinovic marcou oito golos, sendo o elemento mais concretizador do encontro.

Os "encarnados" até tinham todas as condições para conseguir um resultado favorável, mas a falta de querer da equipa foi demasiado evidente nesta segunda mão, depois do triunfo folgado no primeiro jogo.

Os comandados de Stylianos Seirekidis chegaram à condição de vencedor, aos 51 minutos, quando Diogenis Apostolidis bateu Hugo Figueira, mas pouco depois Elledy Semedo reestabeleceu a igualdade. Contudo, Vaselinovic e Charalampos Ananiadis elevaram para dois os golos de vantagem e até ao final a equipa portuguesa foi incapaz de contrariar a (relativa) superioridade grega.

Em Braga, o ABC/UMinho mostrou ter praticamente garantida a passagem à eliminatória seguinte de uma prova em que foi finalista na época passada, já que a diferença patenteada em relação ao adversário foi demasiado evidente. Neste domingo (17h), o encontro da segunda mão, será praticamente para cumprir calendário graças aos 11 golos de vantagem que a formação portuguesa fixou no duelo com o HC Kehra.

A superioridade evidente do ABC, contudo, só se materializou na segunda parte porque, na primeira, os minhotos foram para o intervalo apenas com mais um golo do que os estónios (17-16), fruto de uma atitude algo displicente e de muita falta de paciência no ataque.

O ABC precipitou-se demasiadas vezes no remate pouco depois de iniciar o seu jogo ofensivo, facilitando a vida ao bom guarda-redes adversário, e não conseguiu segurar a vantagem de quatro golos que chegou a ter.

Um bom início de segunda parte, muito mais agressivo a defender e a atacar, valeu ao ABC disparar no marcador, alcançando oito golos de diferença aos oito minutos (25-17) e dez pouco depois (28-18).

Com o ex-sportinguista Pedro Spínola, reforço de Inverno dos bracarenses, em destaque (11 golos), a equipa da casa foi gerindo o fosso cavado, aproveitando também alguma quebra física da equipa da Estónia, e conseguindo, já na recta final, a maior margem de toda a partida, 12 golos de diferença (38-26).

Sugerir correcção
Comentar