Benfica empata com Peñarol na estreia da digressão algarvia

Lisboetas deixaram boas indicações, nomeadamente na primeira metade, mas não conseguiram evitar o empate a uma bola no final do encontro com os uruguaios.

Foto
Jesus não conseguiu ganhar, mas a sua equipa deixou boas indicações Miguel Riopa/AFP (arquivo)

Markovic voltou a marcar nesta pré-temporada para o Benfica, mas a equipa da Luz não evitou o empate com o Peñarol (1-1). Apesar de tudo, o conjunto de Jorge Jesus deixou boas indicações, em especial na primeira metade.

O 59.º aniversário de Jorge Jesus não foi festejado com uma vitória do Benfica, mas o treinador não terá ficado nada desagradado com a exibição dos seus jogadores. Na verdade, a grande prenda do técnico português poderá ter sido já entregue há algumas semanas, na forma de um jovem jogador de 19 anos, que tem arte nos pés: Lazar Markovic. O internacional sérvio apontou o único golo dos lisboetas na partida particular com o Peñarol (1-1), que abriu, em Portimão, uma digressão dos vice-campeões nacionais no Algarve.

Considerado por muitos dos seus compatriotas como a maior esperança do futebol sérvio dos últimos anos, Markovic está empenhado em provar que pode agarrar já um lugar no competitivo “onze” benfiquista. No último jogo do estágio na Suíça, frente ao Sion, o polivalente jogador assinou dois golos, o último dos quais com pormenor artístico: em iniciativa individual ultrapassou vários adversários, antes de bater o guarda-redes adversário com um primoroso chapéu. Ontem, apontou o terceiro nesta pré-temporada.

Mas não são apenas os golos que marca que estão a despertar grandes expectativas no clube. A forma como já está sintonizado com os seus companheiros justificaram esta chamada à titularidade frente ao Peñarol, onde Jesus apresentou uma equipa que estará muito próxima daquele que tem idealizado para o arranque da nova época. No desenho de ontem, Markovic voltou a ser utilizado atrás do ponta-de-lança Lima, como organizador do futebol atacante dos lisboetas. E voltou a não desiludir. Pelo contrário.

Aos 17’, o jovem sérvio iniciou o lance do golo da sua equipa, após uma combinação com Gaitán, que lhe retribuiu o gesto para a finalização. O guarda-redes uruguaio ainda tocou na bola, mas não impediu o remate rasteiro de terminar nas redes da sua baliza. O lance abriu um conjunto de jogadas atacantes envolventes e vistosas do Benfica, mas seria o Peñarol a reduzir numa das raras oportunidades que criou na primeira metade, aos 23’, finalizada por Jonathan Rodríguez, com um remate cruzado bem colocado. Os lisboetas voltavam a sofrer um golo nesta pré-temporada: já são oito e apenas ficou em branco com o Belenenses, para a Taça de Honra da Associação de Futebol de Lisboa, que venceu nas grandes penalidades, conquistando o terceiro lugar na prova.

Mas naquele que terá sido o teste mais exigente até ao momento, a equipa, apesar do empate, demonstrou alguma qualidade, particularmente na primeira metade, antes das infindáveis substituições cortarem o ritmo da segunda metade. Isso mesmo foi seguido de perto por Fariña, o mais recente reforço da equipa, que assistiu à partida no Estádio Municipal de Portimão, acompanhado por Máxi Pereira, que integrou recentemente o grupo, depois de ter visto as suas férias prolongadas por ter estado ao serviço da selecção do Uruguai, na Taça das Confederações.

Levante (sexta-feira) e Nice (sábado) são os adversários que se seguem nesta digressão algarvia.
 

Sugerir correcção
Comentar