Benfica é tetracampeão nacional de basquetebol

"Encarnados" venceram o terceiro jogo consecutivo na final do play-off (63-71), em Guimarães.

Foto
DR

Ao terceiro jogo da final do play-off, o Benfica confirmou todo o seu favoritismo. O título nacional de basquetebol decidia-se à melhor de cinco jogos, mas os "encarnados" arrumaram a questão logo na primeira oportunidade. Em Guimarães, as "águias" derrotaram o Vitória por 71-63 e sagraram-se tetracampeãs.

O Benfica chegava ao Minho com o estatuto de tricampeão e a precisar de um triunfo apenas para revalidar o título. Depois do 75-67 do primeiro jogo (bastante equilibrado, por sinal) e do 77-69 do segundo, ambos disputados no pavilhão da Luz, só um triunfo do Vitória adiaria a decisão para o quarto jogo. 

E o encontro voltou a ser equilibrado, especialmente depois da brilhante recuperação realizada pelos anfitriões no quarto período, que lhe permitiu superar uma desvantagem significativa até ao 63-65. Nesse momento, Wiggins dispôs de dois lances livres e da possibilidade de empatar a partida, mas falhou as duas tentativas.

Mais experiente, e com menos de um minuto para jogar, o Benfica acabou por gerir a vantagem até ao final, ficando mais confortável no marcador com um triplo de Mário Fernandes, que permitiu aos lisboetas confirmarem o tetracampeonato, o sexto título nacional nas últimas sete épocas e o 26.º do seu palmarés. 

Com mais este troféu, o Benfica coleccionou triunfos na totalidade das provas do calendário nacional, tendo conquistado a Supertaça, o troféu António Pratas, a Taça de Portugal e a Taça Hugo dos Santos.

Fernando Sá, treinador do Vitória, lamentou o desfecho mas olha com esperança para a próxima época: "A pressão era muito grande, não tínhamos margem de erro. Mais uma vez estivemos na final, fico satisfeito por isso e satisfeito por esta massa associativa. Assumo total responsabilidade por não termos atingido o objectivo a que nos propusemos. Encaramos o futuro com optimismo", sublinhou, em declarações à SportTV. 

Do outro lado, o técnico do Benfica optou por lembrar o trabalho realizado ao longo da época. "Nós não ganhámos o campeonato só hoje. Começámos a ganhar desde o dia em que começámos a treinar, em Agosto. Estes são jogadores com grande carácter. Tivemos ao longo destes meses uma grande quantidade de lesões. Os jogadores que jogaram hoje fizeram alguns sacrifícios, porque estavam com problemas físicos", apontou Carlos Lisboa, lembrando que os "encarnados" conquistaram a nona prova consecutiva, depois dos quatro troféus ganhos em 2013-14.

 


 

 

 

Sugerir correcção
Comentar