Benfica e Sporting em campo contra adversários difíceis

O líder do campeonato vai ter um teste complicado em Braga, enquanto os “leões” recebem o Marítimo.

Foto
Jorge Jesus não revelou se Jonas vai ser titular em Braga Patrícia de Melo Moreira/AFP

Dois dos jogos de hoje da Liga reúnem quatro das equipas que arrancaram a jornada dentro dos sete primeiros da classificação. Só esse facto é, à partida, motivo de interesse para as recepções do Sporting de Braga (7.º) ao Benfica (1.º) e do Sporting (4.º) ao Marítimo (5.º). Mas estes, olhando para os exemplos dos últimos anos, são desde logo adversários que costumam complicar a tarefa a “águias” e ”leões”.

Jorge Jesus, treinador do líder da prova, reconhece que o opositor tem qualidade para o voltar a fazer. “O Sp. Braga faz frente a qualquer equipa do campeonato português. É uma das cinco melhores equipas da prova. Está mais forte do que no ano passado e, portanto, vai ser difícil”, explicou, citado pela agência Lusa.

Segundo o técnico, o encontro com o Sp. Braga equivale a um jogo da Liga dos Campeões. “Os jogos da Champions têm uma intensidade muito maior do ponto de vista físico e emocional que os do campeonato português, tirando cinco ou seis jogos, entre os quais está o jogo com o Sp. Braga”, referiu, acrescentando, contudo, que a sua equipa tem argumentos para ganhar no estádio bracarense, como aconteceu nas duas últimas visitas ao recinto para o campeonato.

Para Sérgio Conceição, que foi orientado por Jesus quando jogou, no início de carreira, no Felgueiras, a sua equipa “pode ser um adversário complicado” para o Benfica. “Tem-no sido nos últimos anos em casa, apesar de há três anos não ganhar aqui ao Benfica, mas todos os jogos são diferentes, vai depender da nossa postura em campo. Estou convencido que vamos dar sequência ao que fizemos no Dragão, apesar de o resultado não ter sido o que esperávamos”, considerou o treinador do Sp. Braga (derrota por 2-1).

O equilíbrio recente, apesar de a vantagem ser do Benfica, pode ser comprovado pelo facto de nenhum dos últimos dez jogos entre as duas equipas ter sido resolvido por uma diferença superior a um golo.

Na última semana, falou-se muito da possibilidade de Jonas ganhar a titularidade, em detrimento de Talisca ou Lima, mas Jesus não abriu o jogo.

Em Alvalade, o Sporting recebe um adversário que bateu nos três últimos duelos, marcando sempre três golos. Mas a vida nem sempre tem sido fácil para os “leões” frente ao Marítimo, capaz de ganhar quatro dos últimos 12 encontros (neste ciclo, houve seis vitórias sportinguistas), incluindo em duas das três anteriores deslocações a Alvalade para a Liga.

“A perspectiva é de um bom jogo frente a um adversário difícil e que tem vindo a fazer um bom campeonato, mas o resultado que nos interessa são os três pontos. Não adianta falar de cansaço, temos que dar o máximo para conseguir os três pontos”, assumiu Marco Silva, que não conta com Slimani e Jefferson, devido a problemas físicos.

O líder do Sporting elogiou depois o rendimento de Nani. “Sabíamos dos problemas físicos que o tinham afectado e temos tido cuidados grandes para que ele jogue sistematicamente e só num jogo é que não fez os 90 minutos. Ele também se cuida bem fora do campo”, declarou.

O Marítimo tentará “dificultar muito a vida ao Sporting”, uma equipa de “grande qualidade técnica”, disse Leonel Pontes. O técnico dos insulares começou a sua carreira de treinador nos infantis do Sporting, em 1995, passou depois por vários escalões do clube e foi ainda adjunto de Paulo Bento quando este comandou a equipa principal “leonina”.

Sugerir correcção
Comentar