Benfica e FC Porto com cenários mais favoráveis do que o Sporting

O sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões realiza-se hoje, no Mónaco. As “águias” são cabeças-de-série e evitam os principais favoritos, os “dragões”, no Pote 2, também fogem a alguns rivais indesejados

Foto
A Liga dos Campeões vai tornar-se um assunto ainda mais sério a partir do sorteio de hoje da fase de grupos Reuters

Real Madrid, Manchester City e Mónaco. Num cenário muito pouco apetecível do ponto de vista desportivo, podem ser estes os três adversários que o sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões, que será realizado hoje, a partir das 17h, no Mónaco, pode ditar ao Sporting. Os “leões”, que fazem parte do Pote 3, dificilmente vão fugir a um confronto com grandes clubes europeus, enquanto para o Benfica, que tem o privilégio de ser cabeça-de-série, e para o FC Porto, que ocupa o segundo grupo definido pelo ranking da UEFA, o panorama é bem mais simpático e pode ditar um lote de rivais que coloque benfiquistas e portistas com boas possibilidades de alcançarem os oitavos-de-final da mais importante competição europeia de clubes.

O honroso nono lugar no ranking da UEFA e o estatuto de campeão nacional abre boas perspectivas para Rui Vitória conseguir, pela segunda época consecutiva, colocar o Benfica entre as 16 melhores equipas da Europa. Os “encarnados” vão ser cabeças-de-série no sorteio de hoje, o que garante às “águias” a certeza de evitarem, nesta primeira fase, um frente-a-frente com cinco dos principais favoritos à conquista da Liga dos Campeões: Real Madrid, Barcelona, Bayern Munique, Juventus e Paris Saint-Germain.

O sorteio pode, no entanto, ser nefasto para os benfiquistas e num dos piores cenários, o Benfica pode ter pela frente o Manchester City de Pep Guardiola, o Tottenham de Mauricio Pochettino e o Mónaco de Leonardo Jardim. Rui Vitória desejará, porém, que a sorte coloque no mesmo grupo dos “encarnados” uma troika constituída pelos alemães do Bayer Leverkusen, dos belgas do Club Brugge e dos polacos do Legia Varsóvia.

Com a robusta vitória em Roma, por 3-0, no play-off, o FC Porto, para além dos apetecíveis 12 milhões de euros garantidos pela entrada na fase de grupos, assegurou também um lugar no segundo pote do sorteio. Com a certeza que não pode ter o Benfica como adversário entre os cabeças-de-série, os “dragões” não rejeitariam a possibilidade de ver o nome do Leicester ou do CSKA Moscovo a sair como rival entre os clubes colocados no grupo dos melhores cotados. Com dois semifinalistas da época passada (Atlético de Madrid e Manchester City) também no Pote 2 e fora do radar dos “azuis e brancos”, para os portistas, tal como acontece com o Benfica, será de evitar um encontro com o Tottenham (Pote 3) e com o Mónaco (Pote 4), mas clubes como o Borussia Mönchengladbach, o Lyon ou o PSV Eindhoven são também pouco desejáveis.

Depois de na época passada falhar o apuramento ao ser eliminado no play-off pelo CSKA Moscovo, Jorge Jesus não deverá enjeitar um reencontro com os russos. Os moscovitas são, em teoria, o rival mais acessível entre os cabeças-de-série para o vice-campeão nacional. Entre os sete possíveis rivais no Pote 2, não há muito por onde escolher. Manchester City, Atlético de Madrid e Borussia Dortmund serão os nomes que Jorge Jesus quererá evitar, mas Arsenal, Sevilha, Nápoles ou Bayer Leverkusen vão, com quase toda a certeza, colocar muitas dores de cabeça ao treinador sportinguista. No grupo das equipas com pior ranking, para além do Mónaco, o Besiktas de Ricardo Quaresma e Talisca, e o FC Rostov, que ontem goleou o Ajax, seriam ossos bem duros de roer para os “leões”.

A presença de três equipas portuguesas na elite do futebol europeu acontece pela quinta vez e, curiosamente, há um denominador comum: sempre que Portugal teve um trio de representantes na fase de grupos da Liga dos Campeões, o FC Porto apurou-se e atingiu, pelo menos, os oitavos-de-final, enquanto os restantes clubes nacionais (Benfica, Sporting e Sp. Braga) ficaram sempre fora dos dois primeiros lugares nos respectivos grupos. 

Sugerir correcção
Ler 1 comentários