Benfica dominou campeonatos nacionais de estrada

Foto
DR

As equipas do Benfica venceram colectivamente os campeonatos nacionais de estrada de atletismo, ontem disputados no Estádio Universitário de Lisboa e cercanias, com passagens pelo Campo Grande e Avenida da República, e, com o triunfo individual de Ana Dulce Félix nas mulheres, quase fizeram o pleno na competição no que respeita ao escalão senior. Isso só não foi possível porque Rui Silva, que continua em pleno crescendo de forma, se impôs no plano individual do sector masculino.

Para Dulce Félix tratou-se da quinta vitória na competição, depois das obtidas em 2011, 2012, 2013 e no ano passado, e este certame é um daqueles que lhe tem permitido primazia sobre a sua grande rival, agora no Sporting, Sara Moreira (no entanto também ela já tripla vencedora). Foi um bom tónico para a recuperação anímica da minhota na sequência de uma má experiência na maratona de Nova Iorque e no início de um ano olímpico em que quererá estar nessa disciplina nos Jogos do Rio.

Numa distância de 10km, Dulce Félix foi escapando a Sara Moreira para fechar a competição com 32m52s, contra 33m06s da sportinguista. O que surpreendeu um pouco mais foi o facto de apenas nos últimos metros Sara ter conseguido adiantar-se à sua nova colega de clube Jéssica Augusto, que foi mãe no Verão passado, para segurar o segundo lugar, e apenas pela margem de um segundo.

O Sporting teve esta vantagem numérica no pódio, mas contavam quatro atletas para a classificação colectiva e o Benfica acabou por ser mais compacto, colocando Carla Salomé Rocha (33m28s) em quarta, Catarina Ribeiro (34m00s) em quinta e Vanessa Fernandes (34m17s) logo a seguir, assim fechando a equipa com 16 pontos, enquanto as de Alvalade somavam 21, graças às posições de Ana Mafalda Ferreira (7.ª) e Leonor Carneiro (9.ª). Tal tem sido o afunilamento do atletismo nos últimos anos que a única do top-10 que não pertencente aos dois “grandes” foi Carla Martinho, da Adercus (10.ª).

No panorama masculino, o nível competitivo no meio-fundo é actualmente muito mais baixo em Portugal do que, comparativamente, no lado feminino. Rui Silva, no entanto, mostrou que está de novo em excelente plano, após um defeso em que pôde treinar-se sem problemas de maior.

Depois de ter vencido, no último dia de 2015, a São Silvestre da Amadora, o melhor atleta português de sempre das distâncias intermédias conseguiu o seu primeiro título nacional de estrada ao impor-se, com 29m50s, ao benfiquista Alberto Paulo, por três segundos. E isto quase aos 39 anos, que completará em Agosto. Em terceiro lugar terminou, e surpreendentemente próximo, o triatleta do Benfica João Pereira (29m57s), tendo Héder Santos (Maia AC - 30m08s) e Tiago Costa (Benfica - 30m13s) ficado nos lugares imediatos.

O Benfica, que não era tão favorito como nas mulheres, acabou por fechar a equipa com o sétimo lugar (30m21s) de Samuel Barata e chegou ao quarto título colectivo seguido, totalizando 17 pontos, contra 29 do Sporting.

Sugerir correcção
Comentar