Um sorteio equilibrado e sem grandes razões de queixa para os portugueses

“Grupo da morte” juntou Bayern Munique, Manchester City, CSKA Moscovo e Roma. Sporting enfrenta Mourinho, Benfica defronta duas equipas treinadas por portugueses e FC Porto fará duas viagens longas

Foto

Os piores receios não se confirmaram e o sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões 2014-15 até acabou por ser brando para as equipas portuguesas – tendo em conta alguns cenários que podiam perspectivar-se. Não há motivos para euforia, mas também ninguém pode chorar pela falta de sorte na cerimónia que decorreu no Mónaco. Neste regresso à mais importante competição europeia de clubes, o Sporting marcou encontro com o Chelsea de José Mourinho; o FC Porto vai ter duas viagens longas ao Leste europeu e o Benfica ficou num agrupamento equilibrado, que será uma autêntica cimeira portuguesa.

Sendo a nacionalidade mais representada entre os treinadores dos 32 emblemas que disputam a fase de grupos da Liga dos Campeões, três dos seis portugueses ficaram concentrados no Grupo C: Jorge Jesus (Benfica) terá a companhia de André Villas-Boas (Zenit S. Petersburgo) e Leonardo Jardim (Mónaco). Outros dois, Marco Silva (Sporting) e José Mourinho (Chelsea), juntaram-se no Grupo G. Paulo Sousa (Basileia) estará sozinho no Grupo B, mas vai cruzar-se com Cristiano Ronaldo e Fábio Coentrão (Real Madrid). Os treinadores espanhóis, segunda nacionalidade mais numerosa, ficaram mais distribuídos: só Julen Lopetegui (FC Porto) e Ernesto Valverde (Athletic Bilbau) vão defrontar-se.

O sorteio ditou que o único grupo com quatro campeões fosse o A – com Atlético de Madrid, Juventus, Olympiacos e Malmö –, mas o verdadeiro “grupo da morte” tem de ser considerado o E, que juntou Bayern Munique, Manchester City, CSKA Moscovo e Roma. Aos campeões alemães, ingleses e russos, juntou-se o emblema da capital italiana, sem dúvida a equipa mais difícil do Pote 4. Para os primeiros três será também um regresso à temporada passada, quando se defrontaram na fase de grupos da Champions. Na altura, o outsider foi o Viktoria Plzen, da República Checa, que terminou no último lugar da classificação. O Bayern apurar-se-ia em primeiro lugar e o City em segundo.

Tendo em conta alguns dos nomes que partiram para o sorteio no Pote 2, era impossível evitar alguns confrontos entre grandes vultos do futebol europeu. Barcelona e Paris Saint-Germain vão travar um duelo pela liderança do Grupo F, não sendo de prever que Ajax ou APOEL possam oferecer-lhes muita resistência. Pela terceira vez em quatro anos, Arsenal e Borussia Dortmund são adversários na fase de grupos da Liga dos Campeões. E se, na temporada passada, correu bem para ambos (os gunners foram eliminados nos oitavos-de-final e os alemães cairiam a seguir, nos quartos-de-final), em 2011-12 a história foi diferente: o conjunto de Arsène Wenger venceu o grupo e a equipa de Jürgen Klopp ficou no último lugar, somando apenas uma vitória e um empate em seis partidas.

Com La Décima ainda fresca na memória, o Real Madrid inicia a defesa do título conquistado em Lisboa num grupo de extremos. Vai defrontar o Liverpool, cinco vezes campeão europeu e que regressa à fase de grupos da Champions (não estava nesta etapa da competição desde 2009-10), mas também apadrinhará o baptismo dos búlgaros do Ludogorets Razgrad.

Fase de grupos da Liga dos Campeões

Grupo A
Atlético de Madrid (Espanha)
Juventus (Itália)
Olympiacos (Grécia)
Malmö (Suécia)

Grupo B
Real Madrid (Espanha)
Basileia (Suíça)
Liverpool (Inglaterra)
Ludogorets Razgrad (Bulgária)

Grupo C
BENFICA (Portugal)
Zenit S. Petersburgo (Rússia)
Bayer Leverkusen (Alemanha)
Mónaco (França)

Grupo D
Arsenal (Inglaterra)
Borussia Dortmund (Alemanha)
Galatasaray (Turquia)
Anderlecht (Bélgica)

Grupo E
Bayern Munique (Alemanha)
Manchester City (Inglaterra)
CSKA Moscovo (Rússia)
Roma (Itália)

Grupo F
Barcelona (Espanha)
Paris Saint-Germain (França)
Ajax (Holanda)
APOEL (Chipre)

Grupo G
Chelsea (Inglaterra)
Schalke 04 (Alemanha)
SPORTING (Portugal)
Maribor (Eslovénia)

Grupo H
FC PORTO (Portugal)
Shakhtar Donetsk (Ucrânia)
Athletic Bilbau (Espanha)
BATE Borisov (Bielorrússia)

Sugerir correcção
Comentar