A viagem mais longa para o Benfica e o regresso de Mourinho ao Porto

Os dois representantes portugueses na fase de grupos da Liga dos Campeões escaparam aos piores cenários e avançar para os oitavos-de-final não é impossível.

Foto
Valery Hache/AFP

Havia muitos nomes a inspirar respeito no sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões, mas Benfica e FC Porto nem têm grandes motivos de queixa. Era garantido que cada um dos representantes portugueses ia enfrentar um “tubarão” do futebol europeu (será o Atlético de Madrid para os “encarnados” e o Chelsea para os “dragões”), mas os restantes adversários podem considerar-se – teoricamente – mais ou menos acessíveis. A passagem aos oitavos-de-final não é uma meta irrealista para Benfica e FC Porto.

O sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões 2015-16 teve algumas novidades, nomeadamente na composição do pote 1, onde figuraram exclusivamente equipas campeãs. Isto levou a que houvesse no pote 2 equipas tão ou mais fortes do que no lote dos cabeças de série, como por exemplo Real Madrid ou Manchester City. O Benfica ficou colocado no Grupo C e, vindo do pote 2, juntou-se-lhe o Atlético de Madrid. O agrupamento ficou completo com Galatasaray e o estreante FC Astana. Será precisamente contra o emblema do Cazaquistão que a equipa de Rui Vitória vai estrear-se, no dia 15 de Setembro, no Estádio da Luz. A expectativa é que os “encarnados” façam melhor do que na temporada passada, quando terminaram a fase de grupos na última posição, com apenas uma vitória.

“Já sabíamos que teríamos equipas muito complicadas pela frente, mas vamos encarar os jogos com a ambição e confiança de sempre”, garantiu Pizzi. Para além do desafio desportivo, a fase de grupos colocará o Benfica perante um pesadelo logístico, com milhares de quilómetros a percorrer nas visitas a Istambul e, principalmente, Astana.

Quanto ao FC Porto, que cumprirá a 20.ª participação na fase de grupos da Liga dos Campeões (número recorde que partilha com Barcelona, Manchester United e Real Madrid), vai ter um quebra-cabeças no Chelsea de José Mourinho. O técnico regressa a Portugal – no ano passado defrontou o Sporting nesta fase da Champions –, desta vez para enfrentar os “dragões”, oito anos após a última ocasião em que tal aconteceu. Será também o reencontro entre Mourinho e Iker Casillas, guarda-redes que trocou o Real Madrid pelo FC Porto neste Verão, e cuja relação com o técnico não era especialmente famosa quando ambos defenderam os merengues.

Os “dragões” têm estreia marcada na Liga dos Campeões para o dia 16 de Setembro, no terreno do Dínamo Kiev. E os israelitas do Maccabi Telavive, que regressam à Champions após 11 anos de ausência, completam o Grupo G.

No Grupo H haverá um confronto entre treinadores portugueses. O Valência de Nuno Espírito Santo (que na eliminatória de acesso à fase de grupos afastou o Mónaco de Leonardo Jardim) vai ter como adversário o Zenit S. Petersburgo, orientado por André Villas-Boas. Lyon e Gent completam o agrupamento. Já Marco Silva, que treina o Olympiacos, terá adversários de peso no Grupo F: Bayern Munique, Arsenal e Dínamo Zagreb. “Antes do sorteio, sabíamos que tínhamos de estar prontos para tudo. Agora, sabendo aquilo que vamos enfrentar, temos de preparar-nos e estar à altura da ocasião”, apontou o técnico português.

O campeão Barcelona inicia a defesa do título inserido no Grupo E, com Bayer Leverkusen, Roma e BATE Borisov. Os grupos que podem considerar-se os mais fortes são o D, que conta com Juventus, Manchester City, Sevilha e Borussia Mönchengladbach, e o A, com Paris Saint-Germain, Real Madrid, Shakhtar Donetsk e Malmö.

Pelo simples facto de marcarem presença na fase de grupos da Liga dos Campeões, cada um dos 32 clubes envolvidos vai receber um prémio de 12 milhões de euros, a que se juntará 1,5 milhões por cada vitória e 500 mil euros por empate averbado. A fase de grupos da Champions arranca em Setembro e vai prolongar-se até ao início de Dezembro. Os dois primeiros classificados de cada grupo avançam para os oitavos-de-final da competição. A final da Liga dos Campeões 2015-16 está marcada para o dia 28 de Maio de 2016 e realiza-se em Milão, na Itália, no estádio San Siro.

Liga dos Campeões

Grupo A
Paris Saint-Germain
Real Madrid
Shakhtar Donetsk
Malmö

Grupo B
PSV Eindhoven
Manchester United
CSKA Moscovo
Wolfsburgo

Grupo C
Benfica
Atlético de Madrid
Galatasaray
Astana

Grupo D
Juventus
Manchester City
Sevilha
Borussia Mönchengladbach

Grupo E
Barcelona
Bayer Leverkusen
Roma
BATE Borisov

Grupo F
Bayern Munique
Arsenal
Olympiacos
Dínamo Zagreb

Grupo G
Chelsea
FC Porto
Dínamo Kiev
Maccabi Telavive

Grupo H
Zenit S. Petersburgo
Valência
Lyon
Gent

Sugerir correcção
Comentar