Benfica a uma vitória do tetracampeonato de basquetebol

"Encarnados" voltaram a vencer o Vitória de Guimarães (77-69) e estão a um triunfo de revalidar o título.

Foto
Benfica entrou a ganhar na final do campeonato Nuno Ferreira Santos (arquivo)

O Benfica voltou a vencer o Vitória de Guimarães, por 77-69, neste domingo, no segundo jogo da final dos ‘play-offs’ da Liga Portuguesa de Basquetebol, resultado que o deixa a uma vitória do título.

Os comandados de Carlos Lisboa repetiram o triunfo conseguido no sábado para se adiantarem para 2-0 numa final disputada à melhor de cinco, ficando assim a uma vitória do tetra, que podem selar sábado em Guimarães.

O primeiro período foi o mais equilibrado, com as duas equipas na maioria do tempo empatadas ou separadas por dois pontos. O Vitória, à boleia do norte-americano Doug Wiggins, criou grandes dificuldades à equipa da casa, que ainda assim, conseguiu manter-se na liderança (21-19).

Em desvantagem por dois pontos, os vimaranenses partiram com tudo para o segundo período e foi aqui que tiveram a sua melhor fase no jogo, chegando a liderar por dois.

Ainda assim, os tricampeões nacionais souberam responder, e, com acerto defensivo, regressar também à vantagem no marcador (38-35, ao intervalo).

Os vimaranenses pareceram acusar a reviravolta no marcador e não mais conseguiram exibir o nível de jogo dos dois primeiros períodos, pecando muitas vezes na hora de lançar, com apenas 36% de eficácia nos lançamentos de dois pontos, contra os 65% de aproveitamento do Benfica.

Mais eficazes, os jogadores "encarnados", empurrado’ por uma excelente prestação do norte-americano Ronald Slay, melhor jogador em campo, com 25 pontos, cavaram uma confortável vantagem de nove pontos, que lhes permitiram encarar com tranquilidade os últimos 10 minutos.

Nesse período, valeu a experiência da equipa "encarnada", que controlou o resultado e o tempo de forma cirúrgica, fixando o resultado final em 77-69.

O terceiro e o quarto jogo (se necessário) da final disputam-se em Guimarães (30 e 31 de Maio), sendo que o Benfica apenas precisa de uma vitória para renovar o título. Caso o Vitória vença os dois jogos caseiros, o decisivo será disputado, de novo, no pavilhão n.º 1 da Luz, em Lisboa (3 de Junho).

Sugerir correcção
Comentar