Benfica à espera de afastar os fantasmas

Sem Jorge Jesus, expulso no jogo da Taça de Portugal contra o FC Porto, a equipa da Luz pode celebrar o 33.º título de campeã nacional.

Foto
Sakis Mitrolidis/AFP

As comparações são inevitáveis: na época passada o Benfica chegava à jornada 28 com quatro pontos de vantagem sobre o FC Porto e parecia encaminhado para celebrar o título. Mas essa foi a jornada que deu início ao descalabro: um empate frente ao Estoril, seguido de uma derrota na visita ao FC Porto, deitaram tudo a perder (os “encarnados” também viram fugir a Liga Europa e a Taça de Portugal).

Este ano, Jorge Jesus adoptou um discurso prudente e deu prioridade à I Liga sobre tudo o resto. Essa postura reflectiu-se na prestação da equipa, que chega a esta fase da época menos desgastada e aparentemente mais serena. O Benfica pode já hoje (18h, Benfica TV 1) festejar o 33.º campeonato, para depois concentrar-se nas restantes competições. Sem euforias, porque a próxima semana reserva aos “encarnados” a primeira mão das meias-finais da Liga Europa, frente à Juventus, e a meia-final da Taça da Liga, no terreno do FC Porto.

Sem o técnico no banco – Jesus foi expulso na segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal frente ao FC Porto – os “encarnados” enfrentam o último classificado da I Liga e o objectivo é evitar surpresas. A Luz deverá ter lotação esgotada no jogo desta tarde e a confiança é o sentimento dominante, que a história justifica: o Benfica nunca perdeu em casa frente ao Olhanense, tendo vencido 16 dos 19 encontros frente aos algarvios no campeonato.

O Benfica terá pela frente um adversário em situação muito complicada. Há largas jornadas que o Olhanense ocupa o último lugar na classificação, mas o treinador Giuseppe Galderisi não deixa de acreditar que a equipa pode “fazer algo de inesquecível e entrar para a história”. “Pode ser um grande momento para eles, porque têm uma grande hipótese de ‘fechar’ o campeonato. E nós temos de fazer o melhor jogo possível para trazer pontos, porque precisamos muito. Será uma Páscoa inesquecível, para o mal ou para o bem”, resumiu.

A alternativa, acrescentou Galderisi, será “dar os parabéns e aplaudir a equipa do Benfica, a melhor equipa portuguesa e uma das melhores equipas europeias”. Mas isso não passará pelos planos do Olhanense, que na última jornada conseguiu estrear-se a vencer fora na I Liga 2013-14, com uma vitória no terreno do Rio Ave. Até porque as oportunidades começam a esgotar-se se o Olhanense quer manter vivo o sonho da manutenção a I Liga. Depois de visitarem o Benfica, os algarvios recebem o FC Porto e terminam o campeonato no terreno do Vitória de Setúbal.

Nas bancadas da Luz serão vários os milhares de adeptos à espera de abrir o champanhe fechado desde o ano passado e celebrar a conquista do campeonato. A festa está à distância de um triunfo.

Sugerir correcção
Comentar