Depois de assegurada a subida, Belenenses sagra-se campeão da II Liga

O Belenenses, que já tinha garantido a promoção ao primeiro escalão do futebol nacional, sucede ao Estoril-Praia no historial da competição.

Foto

O Belenenses assegurou este sábado matematicamente a conquista do título de campeão da II Liga, ao vencer o Sporting B, por 3-1, em Rio Maior, em jogo da 35.ª jornada.

Fernando Ferreira, aos 28 minutos, na marcação de uma grande penalidade, Freddy, aos 54, e o cabo-verdiano Kay, aos 84, assinaram os golos do Belenenses, enquanto o dinamarquês Seejou King, aos 62, reduziu para os "leões”.

A sete jornadas do fim do campeonato, o Belenenses soma 84 pontos, mais 22 do que o Arouca, segundo classificado, que hoje venceu por 2-0 na recepção ao Santa Clara.

A vitória da equipa de Belém começou a ser construída aos 28 minutos da primeira parte, através de uma grande penalidade, que castigou uma falta de Juary Soares a Fredy. Na conversão, Fernando Ferreira não deu hipóteses a Ventura, apesar de o guarda-redes “verde e branco” ainda ter adivinhado o lado.

Apesar de algum ascendente em termos de posse de bola, na altura do golo, o Belenenses pouco tinha feito para justificar a vantagem mas teve o mérito de aproveitar alguma inexperiência de Juary ao cometer a falta de forma tão descarada.

O jogo permaneceu morno até ao intervalo, destacando-se apenas um remate de Betinho, a cerca de 30 metros da baliza, que Matt Jones defendeu para canto.

A segunda parte manteve o ritmo calmo do primeiro tempo mas, aos 54 minutos, na recarga a um primeiro cabeceamento de Tiago Caeiro, Fredy colocou a bola pela segunda vez no fundo das redes da baliza defendida por Ventura.

Cinco minutos depois, o Belenenses podia ter voltado a marcar, mas Tiago Caeiro não chegou a tempo para fazer o desvio sobre a linha de baliza.

Na resposta, Arias e Ponde combinaram pela direita e este último cruzou para o segundo poste, onde apareceu Seejoo King a reduzir para 2-1, quando estavam disputados 62 minutos.

Os "leões" acreditaram que ainda podiam discutir o jogo e, no minuto seguinte, Betinho, rematou ao poste. Era o melhor período da equipa do Sporting B, muito por culpa do adormecimento dos jogadores do Belenenses.

Van Der Gaag mexeu na equipa e só aí a formação de Belém "voltou" ao jogo. Aos 84 minutos, Kay respondeu da melhor maneira a um canto apontado por Fredy, o melhor jogador em campo, e fez, de cabeça, o terceiro golo da sua equipa.

Após o final do encontro, os cerca de 500 adeptos do Belenenses presentes no recinto celebraram a conquista do título da II Liga.

Os azuis do restelo, que já têm uma história de 94 anos, já foram campeões nacionais da Liga Portuguesa em 45/46, venceram por três vezes a Taça de Portugal (1941/42, 1959/60 e 1988/89), conquistaram a segunda Divisão em 83/84 e, ainda ganharam três Campeonatos de Portugal (1926/27, 1928/29 e 1932/33).
 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar