Bekele fica-se pelo quarto lugar na maratona de Chicago

Vitória de Eliud Kipchoge, numa prova em que os quenianos terminaram com cinco atletas nas seis primeiras posições.

Foto
Eliud Kipchoge festeja o triunfo em Chicago Jonathan Daniel/Getty Images/AFP

O queniano Eliud Kipchoge foi o grande vencedor da maratona de Chicago, este domingo, com o seu compatriota Kenenisa Bekele a ficar-se pelo quarto lugar. Os tempos é que ficaram aquém das expectativas.

A prova de Chicago, disputada este domingo, é sempre uma das mais rápidas do circuito internacional e duas semanas após o recorde mundial da distância ter baixado das 2h03m, em Berlim, esperava-se um ataque a essa marca, dado o luxuoso plantel presente. E esse lote de atletas era liderado por Bekele, o ainda recordista mundial dos 5 e 10 mil metros, que se estreara na prova olímpica mais longa em Abril passado em Paris, com 2h05m04s.

Porém, o recorde mundial ficou longe e Bekele concluiu a prova apenas na quarta posição, sem conseguir bater o seu anterior melhor, já que finalizou com 2h05m51s.

Os quenianos colocaram cinco homens nas seis primeiras posições e o grande vencedor foi Eliud Kipchoge, um antigo campeão mundial e medalhado olímpico nos 5000m, com 2h04m11s, a 6 segundos do seu melhor registo pessoal. Sammy Kitwara (2h04m28s) e Dickson Chumba (2h04m32s) completaram o pódio, ambos com recordes pessoais pela primeira vez abaixo das 2h05m.

No lado feminino, a queniana Rita Jeptoo repetiu o triunfo do ano passado, mas não o tempo alcançado na altura (2h19m57s), encerrando a sua prestação com 2h24m35s, na frente da etíope Mare Dibaba, outra atleta que detém uma marca pessoal abaixo das 2h20m, mas, desta vez, com um tempo de 2h25m37s.

Sugerir correcção
Comentar