Barcelona virou o Milan do avesso e está nos quartos-de-final

Os catalães recuperaram, em Camp Nou (4-0), de uma desvantagem de dois golos e seguem em frente na Liga dos Campeões.

Foto
Gustau Nacarino/Reuters

Era complicada a missão do Barcelona, em Camp Nou, na segunda mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. A atravessar uma fase menos positiva esta época, a equipa catalã estava obrigada a virar o 2-0 registado em Milão, há duas semanas. Mas Messi apontou desde cedo o caminho do apuramento e encaminhou a eliminatória (4-0).

Aos 5', o argentino puxou dos galões e deixou os italianos em sentido, com um remate espontâneo à entrada da área que deixou o guarda-redes Abbiati sem reacção. Não poderia ter começado melhor o jogo para os catalães, que desde cedo tomaram conta das operações.

O Milan, a espaços, espreitava o contra-ataque e dispôs da melhor ocasião do jogo já depois da meia-hora, quando Niang surgiu isolado na cara de Valdés e mostrou pontaria a mais. A bola acabou no poste e, praticamente no lance seguinte, o Barça ampliou a vantagem. Aos 39', Messi, pois claro, transformou uma recuperação de bola de Iniesta num remate de fora da área que resultou no 2-0.

Ao intervalo, a eliminatória estava empatada. E o Milan estava obrigado a fazer um pouco mais, se quisesse seguir em frente. Acontece que o segundo tempo começou quase como terminou o primeiro, com um golo espanhol. David Villa recebeua bola sobre o lado direito da grande área italiana e rematou em arco para o poste mais distante.

Era altura de o Barcelona baixar um pouco o ritmo de jogo. E de Massimiliano Allegri arriscar, lançando Robinho, Muntari e Bojan em campo. As alterações não surtiram efeito porque o Milan nunca conseguiu ligar o jogo e a verdade é que os catalães, mesmo sem forçarem muito, ainda chegaram ao quarto golo.

Aos 90+2', Jordi Alba desceu pelo corredor esquerdo após passe de Alexis Sánchez, entrou na área e finalizou com frieza. Foi a estocada final numa segunda mão de sentido único. O Barcelona, por mérito próprio, voltava aos quartos-de-final da Liga dos Campeões.

Sugerir correcção
Comentar