Barcelona mais longe do título

Derrota em Granada e vitória do Real Madrid deixam catalães no terceiro lugar.

Foto
Marcelo del Pozo/Reuters

O Barcelona deu um “passo atrás” na Liga espanhola depois de ter perdido no terreno do modesto Granada. A expressão utilizada por Andrés Iniesta após o jogo demonstra a tensão que se vive no balneário culé. Depois da eliminação da Liga dos Campeões, o Barcelona caiu para o terceiro lugar, ultrapassado pelo Real Madrid, que venceu o Almería por 4-0.

No jogo frente ao Granada, com o português Tiago Ilori a titular, o Barcelona deu sinais de impotência, perante um adversário que se mostrou surpreendentemente atrevido. Os erros defensivos dos catalães foram bem aproveitados pelo ataque da equipa andaluza. Tata Martino apostou em Mascherano e Busquets no centro da defesa, mas foi José Manuel Pinto que impediu que o resultado se avolumasse. Uma bola colocada em profundidade nas costas da defesa do Barcelona foi bem aproveitada pelo argelino Yacine Brahimi, que colocou a equipa da casa em vantagem aos 15’.

No ataque, as ideias tardaram em aparecer. O Barcelona foi muito rematador, mas poucas foram as ocasiões de verdadeiro perigo. Messi continua a estar longe dos dias de maior inspiração e coube a Neymar o papel de referência no ataque. Em desvantagem, o Barcelona tentou reagir e aumentou a intensidade ao longo de toda a segunda parte, mas o Granada soube guardar o precioso golo. Os blaugrana já têm tantas derrotas para o campeonato como no total das últimas duas épocas.

Em Madrid, a notícia da derrota dos rivais catalães foi recebida com agrado pelo Real, que venceu tranquilamente o Almería, onde Hélder Barbosa e Nélson alinharam de início. Sem Cristiano Ronaldo, mas com um Gareth Bale especialmente endiabrado, os merengues dominaram quase em absoluto a partida.

A vitória começou a ser desenhada por Di María (28’), com um grande remate do argentino, que já vinha a ameaçar desde o início. A vantagem de um golo ao intervalo parecia pecar por defeito, tendo em conta o caudal ofensivo do Real.

Ainda antes da hora de jogo, Bale (52’) e Isco (55’) sentenciaram a partida. O resultado final foi fixado por Morata, aos 84’, depois de uma grande assistência de Ilarramendi. Com a vitória no Bernabéu, o Real ascende ao segundo lugar da Liga Espanhola, com uma vantagem de um ponto em relação ao Barcelona e com os mesmos do Atlético, que visita no domingo o Getafe.

Sugerir correcção
Comentar