Barcelona em risco de deixar a Liga espanhola

O aviso foi deixado pelo presidente da Liga espanhola de futebol.

Foto
O Barcelona corre o risco de deixar de poder festejar títulos de campeão espanhol GUSTAU NACARINO/Reuters

O presidente da Liga espanhola de futebol lembrou nesta segunda-feira que, caso a Catalunha se torne independente, como consequência das eleições regionais marcadas para o próximo domingo, o clube blaugrana deixará de competir no campeonato de Espanha.

A 27 de Setembro realizam-se eleições autonómicas na Catalunha, marcadas pela intenção de vários partidos de avançar para uma eventual declaração de independência, caso consigam uma maioria absoluta no parlamento catalão.

Javier Tebas, questionado pela estação pública TVE, garante que a legislação não permite que equipas estrangeiras compitam nas ligas profissionais de Espanha, excepto as formações da região de Andorra.

“A lei é muito clara. Caso a Catalunha ganhe a independência, o Barcelona deixará de jogar no campeonato espanhol. Os únicos não espanhóis que podem competir são os clubes de Andorra”, afirmou Tebas.

Para além do actual campeão, clubes como o Espanyol, também da I divisão, ou o Girona, Gimnastic e Llagostera, do segundo escalão, serão impedidos de continuarem nos campeonatos profissionais de Espanha.

“Se não houver um acordo é impossível que os clubes catalães joguem. Seria uma Liga sem catalães, não só no futebol. Também no basquetebol ou no andebol”, acrescentou o líder do futebol espanhol.

Sugerir correcção
Ler 7 comentários