Artur Baptista da Silva, que se fez passar por colaborador da ONU, comunicou à Sociedade Anónima Desportiva do Sporting (SAD) a intenção de abandonar a comissão de accionistas da empresa. Só agora se soube que o homem que se fez passar por economista das Nações Unidas fazia parte deste órgão social da SAD leonina.
A renúncia foi comunicada pela SAD do Sporting, num documento enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), no último dia de 2012.
“Nos termos e para efeitos do cumprimento da obrigação de informação que decorre do disposto no artigo 248º, nº1 al. a) do Código dos Valores Mobiliários, a Sporting Clube de Portugal - Futebol, SAD, vem informar que o Dr. Artur Baptista da Silva manifestou a intenção de renunciar ao cargo de membro da Comissão de Accionistas da Sociedade”, lê-se no comunicado assinado pela administração da SAD leonina, publicado às 16h50 da passada segunda-feira, seis minutos depois de um outro comunicado em que pela primeira vez a empresa informou que o nome de Baptista da Silva tinha sido proposto para este órgão.
A comissão de accionistas é um dos órgãos sociais da SAD do Sporting, juntamente com o Conselho de Administração, o Conselho Fiscal, o Revisor Oficial de Contas e o Secretário da Sociedade. Os membros da comissão de accionistas são eleitos em assembleia geral (AG) da SAD e têm a missão de fixar as remunerações do Conselho de Administração, do Conselho Fiscal e da Mesa da Assembleia Geral.
Em 18 Maio de 2011, foram eleitos para este órgão Ângelo Correia, João Manuel Mello Franco e Filipe Soares Franco. Só que este último renunciou ao cargo a 6 de Outubro de 2011, informou a SAD leonina no relatório e contas de 2011-12, divulgado em Outubro passado.
Em Setembro de 2012, a SAD leonina comunicou à CMVM as propostas que iam ser levadas a votação na AG da SAD agendada para dia 28 desse mês, e entre elas estava a proposta de uma nova comissão de accionistas, formada por Ângelo Correia, João Mello Franco e pela Sporting SGPS (representada por Godinho Lopes, presidente da SAD e do clube). Ou seja, o nome de Baptista da Silva não figurava na lista.
Só agora, em dois comunicados publicados no site da CMVM com data de 31 de Dezembro de 2012, é que o Sporting anunciou que a proposta levada à AG de 28 de Setembro tinha sido rectificada (e aprovada).
Com a hora de 16h44 do último dia de 2012, surge um comunicado com a rectificação da proposta da nova comissão de accionistas (com o nome de Baptista da Silva, juntamente com Ângelo Correia e Mello Franco) e às 16h48 surgiu a informação de que a proposta tinha sido aprovada na AG de 28 de Setembro.
Às 16h50 de 31 de Dezembro, foi então publicado o comunicado a dar conta da renúncia de Baptista da Silva.
Baptista da Silva é um sportinguista conhecido, tendo feito parte dos órgãos sociais do clube durante a presidência de Jorge Gonçalves (1988-1989), integrando o chamado Conselho de Fiscalização.
Nos últimos dias, Baptista da Silva desvinculou-se de instituições a que pertencia. Segundo o Diário de Notícias de domingo, Baptista da Silva enviou emails para a Academia de Bacalhau de Lisboa e o International Club of Portugal, desvinculando-se da sua posição de associado, para evitar “inconvenientes institucionais”.
Notícia actualizada com mais informação sobre as comunicações do Sporting à CMVM

Comentar