Baptista da Silva deixa comissão de accionistas da SAD do Sporting

Homem que se fez passar por consultor da ONU abandona órgão social. Só agora se soube que fazia parte desta comissão.

Foto
Artur Baptista da Silva DR

Artur Baptista da Silva, que se fez passar por colaborador da ONU, comunicou à Sociedade Anónima Desportiva do Sporting (SAD) a intenção de abandonar a comissão de accionistas da empresa. Só agora se soube que o homem que se fez passar por economista das Nações Unidas fazia parte deste órgão social da SAD leonina.

A renúncia foi comunicada pela SAD do Sporting, num documento enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), no último dia de 2012.

“Nos termos e para efeitos do cumprimento da obrigação de informação que decorre do disposto no artigo 248º, nº1 al. a) do Código dos Valores Mobiliários, a Sporting Clube de Portugal  - Futebol, SAD, vem informar que o Dr. Artur Baptista da Silva manifestou a intenção de renunciar ao cargo de membro da Comissão de Accionistas da Sociedade”, lê-se no comunicado assinado pela administração da SAD leonina, publicado às 16h50 da passada segunda-feira, seis minutos depois de um outro comunicado em que pela primeira vez a empresa informou que o nome de Baptista da Silva tinha sido proposto para este órgão.

A comissão de accionistas é um dos órgãos sociais da SAD do Sporting, juntamente com o Conselho de Administração, o Conselho Fiscal, o Revisor Oficial de Contas e o Secretário da Sociedade. Os membros da comissão de accionistas são eleitos em assembleia geral (AG) da SAD e têm a missão de fixar as remunerações do Conselho de Administração, do Conselho Fiscal e da Mesa da Assembleia Geral.

Em 18 Maio de 2011, foram eleitos para este órgão Ângelo Correia, João Manuel Mello Franco e Filipe Soares Franco. Só que este último renunciou ao cargo a 6 de Outubro de 2011, informou a SAD leonina no relatório e contas de 2011-12, divulgado em Outubro passado.

Em Setembro de 2012, a SAD leonina comunicou à CMVM as propostas que iam ser levadas a votação na AG da SAD agendada para dia 28 desse mês, e entre elas estava a proposta de uma nova comissão de accionistas, formada por Ângelo Correia, João Mello Franco e pela Sporting SGPS (representada por Godinho Lopes, presidente da SAD e do clube). Ou seja, o nome de Baptista da Silva não figurava na lista.

Só agora, em dois comunicados publicados no site da CMVM com data de 31 de Dezembro de 2012, é que o Sporting anunciou que a proposta levada à AG de 28 de Setembro tinha sido rectificada (e aprovada).

Com a hora de 16h44 do último dia de 2012, surge um comunicado com a rectificação da proposta da nova comissão de accionistas (com o nome de Baptista da Silva, juntamente com Ângelo Correia e Mello Franco) e às 16h48 surgiu a informação de que a proposta tinha sido aprovada na AG de 28 de Setembro.

Às 16h50 de 31 de Dezembro, foi então publicado o comunicado a dar conta da renúncia de Baptista da Silva.

Baptista da Silva é um sportinguista conhecido, tendo feito parte dos órgãos sociais do clube durante a presidência de Jorge Gonçalves (1988-1989), integrando o chamado Conselho de Fiscalização.

Nos últimos dias, Baptista da Silva desvinculou-se de instituições a que pertencia. Segundo o Diário de Notícias de domingo, Baptista da Silva enviou emails para a Academia de Bacalhau de Lisboa e o International Club of Portugal, desvinculando-se da sua posição de associado, para evitar “inconvenientes institucionais”.

Notícia actualizada com mais informação sobre as comunicações do Sporting à CMVM

 

Sugerir correcção
Comentar