Austrália é a melhor da Ásia

Os "Socceroos" derrotaram a Coreia do Sul e venceram a Taça Asiática pela primeira vez.

Fotogaleria
Reuters
Fotogaleria
Tim Cahill foi o melhor marcador da Austrália no torneio, com três golos Reuters
Fotogaleria
Reuters

A Austrália conquistou pela primeira vez a Taça Asiática de futebol, ao derrotar a Coreia do Sul, por 2-1, graças a um golo do suplente Troisi no prolongamento da final disputada em Sydney.

O médio do Zulte-Waregem saiu do banco aos 71 minutos, mas foi preciso esperar até ao minuto 105 para fazer o golo que deu aos 'Socceroos' o seu primeiro título desde que trocaram a Confederação da Oceânia pela da Ásia há nove anos.

Perante cerca de 76.000 espectadores no Estádio Austrália, Massimo Luongo inaugurou o marcador ainda na primeira parte, ao minuto 45, com um tiro de longe e o seu golo esteve perto de ser suficiente, já que o resultado se manteve sem alteração durante praticamente toda a segunda parte. No entanto, Son Heung-Min forçou o prolongamento em período de compensação, ao bater o guarda-redes Mathew Ryan ao minuto 90+1, após um toque precioso do capitão Ki Sung-Yueng.

O fantasma da final de 2011, perdida para o Japão também no prolongamento (1-0), pesou então sobre os australianos, mas Tomi Juric, num lance de insistência, libertou-se de um adversário na linha de fundo e o seu cruzamento rasteiro, ainda desviado pelo guardião Kim Jin-hyeon, encontrou o pé certeiro de Troisi, que atirou para a malha superior da rede.

O golo assegurou o título à Austrália na sua terceira presença e uma saborosa desforra sobre os sul-coreanos, com quem tinham perdido na fase de grupos apesar de terem dominado o jogo.

A Coreia do Sul, campeã em 1956 e 1969, perdeu a final pela terceira vez, depois de 1972, frente ao Irão, e de 1980, perante o Kuwait.

Sugerir correcção
Comentar