Atleta da Faixa de Gaza pede a Israel que o deixe participar em maratona

Um atleta palestiniano que mora na Faixa de Gaza vai pedir à justiça israelita que o autorize a passar a fronteira para participar na Maratona de Belém.

Fotogaleria
Nader al-Masri, em 2008 Mohammed Salem/Reuters
Fotogaleria
Mohammed Salem/Reuters
Fotogaleria
Mohammed Salem/Reuters
Fotogaleria
Mohammed Salem/Reuters
Fotogaleria
Nader al-Masri, em 2011 Ibraheem Abu Mustafa/Reuters

Nader al-Masri está longe de ser um grande vulto de atletismo. O ponto alto na carreira do palestiniano foi a participação na corrida de 5000 metros nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, que terminou no último lugar. Mas há uma corrida que o atleta não quer falhar: a Maratona de Belém, a 11 de Abril.

O problema é que Al-Masri vive na Faixa de Gaza e as autoridades israelitas não querem permitir que o atleta atravesse a fronteira. O território controlado pelo Hamas é uma das zonas mais perigosas do mundo e a sua fronteira com Israel é altamente vigiada.

Esta quinta-feira o palestiniano vai apresentar o seu caso junto do Supremo Tribunal de Israel, mas é improvável que a proibição seja revertida.

Al-Masri procurou a ajuda da Gisha, uma ONG israelita que luta pela liberdade de movimentos dos palestinianos em Israel e que já ajudou o atleta a participar nos Jogos de 2008, segundo a AFP.

A associação publicou a resposta dada pelas autoridades israelitas em relação ao caso de Al-Masri: “Tendo em conta a situação diplomático-securitária actual, a entrada de habitantes da Faixa de Gaza em Israel não é autorizada, salvo em casos humanitários excepcionais.” A situação do atleta não se encaixa nestes casos, de acordo com Israel, diz o Haaretz.

Para o atleta trata-se sobretudo da possibilidade de participar na Maratona de Belém. “Eu não tenho nenhum problema de segurança, nem nada. Sou um atleta, represento o meu país, quero sair, voltar, e é tudo”, disse Al-Masri à Army Radio. “Tenho 34 anos, só tenho mais dois ou três até me retirar.”

A Autoridade Palestiniana participa em Jogos Olímpicos desde 1996. Na última edição, em Londres, participaram cinco atletas palestinianos em provas de atletismo, judo e natação.

Sugerir correcção
Comentar